Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 10 maio 2022

O futuro das cidades pautado na sustentabilidade

Lançamento do 2º Coideias, concurso de ideias colaborativas, é marcado por lives que estimulam reflexões sobre universidade, comunidade e gestão pública

A segunda edição do concurso de propostas colaborativas Coideias será lançada nesta terça-feira (10/05), em uma live organizada pelo Laboratório de Cidades da Escola de Belas Artes da PUCPR. A iniciativa faz parte das atividades da Cátedra Curitiba (projeto de cooperação entre a PUCPR/LabCidades e a Prefeitura de Curitiba/Ippuc) para este semestre.

O concurso e os eventos de lançamento do Coideias procuram envolver os estudantes da Escola de Belas Artes no debate sobre o futuro das cidades a partir da ideia de sustentabilidade. Nesta edição, a chamada para apresentação das propostas está voltada para o desenvolvimento de um projeto de Parque Horta para a comunidade dos conjuntos habitacionais Atenas, no bairro CIC. A criação do espaço é uma iniciativa do Instituto Moradas do Tempo, por meio do Projeto SEMEAR, que tem o apoio do LabCidades.

O evento será composto por três lives, que serão mediadas pela professora e jornalista Lenise Klenk:

10/05 (terça-feira): ESTRATÉGIAS URBANAS DE SUSTENTABILIDADE PAUTADAS NA AUTONOMIA: Apresentação do Projeto da Fazenda Urbana e do Programa de Hortas Comunitárias de Curitiba

Convidados: Marcos Rosa e Felipe de Jesus (SMSAN). LANÇAMENTO DO COIDEIAS PARA O PARQUE HORTA

– Lenise Klenk (professora da Escola de Belas Artes PUCPR/LABCIDADES)

Na live, os participantes conhecerão o projeto da Fazenda Urbana de Curitiba, inaugurada na pandemia, e o modelo de hortas comunitárias, vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição. Na segunda parte da live será realizado o Lançamento do Edital do Coideias para o Parque Horta, em parceria com o Instituto Moradas do Tempo.

Assista aqui.

12/05 (quinta-feira): UM OLHAR PARA O FUTURO: CIDADE, UNIVERSIDADE E COMUNIDADE PAUTADAS PELA SUSTENTABILIDADE.

Abertura: José Luiz Casela (professor da Escola de Belas Artes PUCPR/LABCIDADES);

Convidados: Waldemiro Gremski (Ex-Reitor da PUCPR e Presidente da CRUBA), Altair Rosa (professor da Escola de Belas Artes PUCPR/LABCIDADES), Felipe Maia Ehmke (assessor técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente-SMMA).

O encontro pretende estimular o debate sobre temas impactantes e emergentes na vida universitária, da comunidade e das cidades, em especial em relação a aspectos ambientais, climáticos e de segurança alimentar.
Assista aqui.

31/05, terça-feira: Resultado do Desafio Coideias – Ideias Colaborativas para o Parque Horta, com a participação das equipes selecionadas pelo júri técnico nas três categorias:

– Projeto Arquitetônico do Parque Horta;

– Projeto de Identidade Visual do Parque Horta;

– Projeto de Campanha de Comunicação para o Parque Horta.

Cátedra de Curitiba

Este evento tem a chancela da Cátedra Curitiba, um projeto que nasceu da parceria entre a PUCPR (representada pelo LabCidades) e a Prefeitura de Curitiba (representada pelo Ippuc) para a inovação urbana e o registro do legado do planejamento urbano, a partir da colaboração entre cidade e universidade.

A Cátedra Curitiba se estrutura da seguinte forma:

– como um programa de cursos, palestras e atividades sobre a experiência de planejamento urbano de Curitiba, voltados tanto à comunidade acadêmica como à população em geral;

– como Selo Cátedra Curitiba para atividades de curta duração, cursos de extensão, disciplinas de graduação, disciplinas de pós-graduação – lato e stricto sensu.