Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 12 maio 2022

Mostra Modernismos em Movimento – O cinema e a Semana de Arte Moderna de 1922 estará em cartaz no Cine Passeio

Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Escola de Belas Artes da PUCPR exibirá filmes a partir de 12 de março

semana-arte-moderna-2022-escola-de-belas-artes-pucpr

A Escola de Belas Artes da PUCPR, por meio do seu Espaço Belas Artes de Cultura e Criatividade (EBAC), inaugura em março suas atividades neste ano com a mostra MODERNISMOS EM MOVIMENTO – O Cinema e a Semana de Arte Moderna de 1922, em uma parceria com o Cine Passeio e a Fundação Cultural de Curitiba.

A proposta da curadoria da mostra, feita pelo professor, pesquisador e crítico de cinema Paulo Camargo, também integrante do conselho do EBAC, é refletir sobre a importância e, principalmente, ressonância da Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922 na cidade de São Paulo, na cultura brasileira contemporânea.

Serão exibidos, ao longo do primeiro semestre deste ano, entre março e junho, filmes brasileiros que retratam aspectos, artistas e obras do modernismo de diferentes perspectivas.

“A mostra tem como objetivo fazer uma revisão do modernismo a partir dos filmes, não usando as obras como fins em si mesmas, mas como meios, como uma forma para estabelecer discussões importantes sobre aspectos do modernismo”, explica o professor Paulo.

Os longas-metragens selecionados são: Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000), de Zelito Vianna; Macunaíma (1969), adaptação do romance homônimo de Mário de Andrade, dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, que também assina outro título da mostra, O Homem do Pau-Brasil (1981), sobre o escritor, poeta e dramaturgo Oswald de Andrade.

Integra ainda a lista de longas Eternamente Pagu (1988), uma cinebiografia com direção da cineasta e atriz Norma Bengell. O filme traz Carla Camuratti, em atuação premiada, no papel da jornalista e escritora modernista Patrícia Galvão, ícone da luta feminista no Brasil. Após a exibição, será realizada uma mesa debate com as professoras doutoras Salete Machado (Unespar – Universidade Estadual do Paraná) e Adalgisa Oliveira (PUCPR).

modernismos em movimentoCompleta a programação o curta-metragem Não Me Condenes Antes Que Me Explique (1998), de Cristina Leal, escrito a partir das cartas trocadas entre Mário de Andrade e o seu amigo poeta Manuel Bandeira.

“Os filmes serão discutidos como obra cinematográfica e serão o ponto de partida para debates sobre os temas que os longas e curtas metragens abordam do ponto de vista histórico, temático, filosófico, político e comportamental”, detalha o professor.

Todas as exibições da mostra MODERNISMOS EM MOVIMENTO – O Cinema e a Semana de Arte Moderna de 1922, que acontecerão uma vez por mês, sempre aos sábados de manhã (10h30) no Cine Passeio, serão acompanhadas de debates sobre os filmes e seus temas, com a participação de convidados da área artística e acadêmica, entre eles professores do corpo docente da PUCPR.  O evento é gratuito.

Confira a programação:

12 / março

Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (roda de conversa com os convidados Adailton Pupia (PUCPR) e Fabio Poletto (UNESPAR)

09 / abril

CURTA Não Me Condenes Antes Que Me Explique