Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 04 maio 2022

Documentário Proibido Nascer no Paraíso será exibido neste sábado (07/05), na Biblioteca Pública do Paraná

Sessão faz parte do projeto Cineclube Terra em Transe e terá a presença da pesquisadora e roteirista Sandra Nodari, que trabalhou no longa-metragem de 2021

O documentário Proibido Nascer no Paraíso será exibido no segundo encontro do Cineclube Terra em Transe, que ocorre no dia 7 de maio, às 10 horas, no Auditório Paul Garfunkel, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. Além da exibição gratuita, o evento terá um debate sobre roteiro com a pesquisadora Sandra Nodari, que trabalhou no longa-metragem.

A produção de 2021 é dirigida por Joana Nin acompanha três gestantes de famílias tradicionais de Fernando de Noronha. Desde 2004, as mulheres que vivem na ilha precisam se afastar de casa para terem os bebês, pois não há estrutura no hospital local para realizar os partos. Aquelas que se recusam são coagidas a sair.

O Cineclube Terra em Transe é um projeto do curso de Cinema da PUCPR, que tem como objetivo conectar a comunidade com os realizadores locais e ajudar na formação de repertório do público. O projeto acontece duas vezes ao mês, em sessões em diferentes espaços da capital paranaense.

Sandra Nodari é doutora em Ciências da Informação e Comunicação (UFP/UFPR), jornalista e professora universitária. Para o Canal Futura realiza produções desde 2012, dirigindo em 2021 a série “Não Fale a Língua do Racismo”, em 2019 o documentário “Padrinhos de Adrianópolis” e em 2018 a série de documentários “Fandango Caiçara” (quatro episódios).

No cinema atuou no longa metragem “Proibido Nascer no Paraíso” (2021/roteirista e pesquisadora), “Meu Bebê Reborn” (2019/pesquisa e produção local), “Cativas: Presas pelo coração” (2013/roteirista, pesquisadora e assistente de direção) e “Visita Íntima” (2005/pesquisa e direção de produção), entre outros projetos.

Cineclube Terra em Transe – Proibido Nascer no Paraíso

Quando: 7 de maio de 2022, às 10h

Onde: Auditório Paul Garfunkel, na Biblioteca Pública do Paraná, na Rua Cândido Lopes, 133, no Centro de Curitiba.

Entrada gratuita.