Fique por dentro - 20 set 2021

Qual modalidade de pós-graduação é a melhor para você?

Conheça mais sobre os modelos presencial, semipresencial, online ao vivo e online ofertados pela PUCPR

Os aperfeiçoamentos pessoal e profissional são cada vez mais importantes para aqueles que querem se destacar no mercado de trabalho e ter novas oportunidades de carreira. Para fazer o melhor uso possível do lifelong learning proporcionado pela pós-graduação, é fundamental entender qual tipo de curso mais se adequa ao seu perfil. Conheça as diferentes modalidades de pós-graduação ofertadas na Universidade e descubra como a PUCPR pode te ajudar a conquistar seus objetivos.

O estudante vai até o Câmpus da PUCPR para assistir às aulas. Durante a pandemia, as aulas presenciais têm acontecido de forma remota, por webconferência ao vivo. Alguns cursos oferecem a possibilidade do modelo Hyflex, em que o professor ministra a aula de forma presencial para os estudantes que optarem por ir à Universidade, enquanto a mesma aula é transmitida simultaneamente por webconferência para aqueles que não se sentirem confortáveis em participar no Câmpus.

No caso do Hyflex, o estudante tem à sua disposição diversas ferramentas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais. Nos casos em que a prática presencial é imprescindível para o aprendizado, há um retorno gradual das aulas presenciais conforme os protocolos de saúde.

conheça os cursos presenciais da PUCPR

Semipresencial

Nessa modalidade, parte das disciplinas é ministrada de forma online e parte é ministrada presencialmente. O semipresencial oferece mais flexibilidade para o estudante se organizar nos estudos, podendo assistir aulas e realizar atividades quando e onde quiser.

Na prática, esse modelo é uma mistura do presencial com o EAD: textos, leituras, vídeos, podcasts e atividades são estudados de maneira remota, com aulas gravadas; já na parte presencial, o conhecimento é aplicado na prática. A interação com professores e colegas ocorre das duas formas, tanto na Universidade quanto em momentos online e ao vivo.

As aulas do semipresencial realizadas no Câmpus são quinzenais ou mensais, com exceção dos cursos de Ciências da Vida e das pós-graduações ofertadas no Câmpus Londrina, que oferecem aulas semanais. Durante a pandemia, a realização das aulas presenciais está sujeita às regulações governamentais de saúde. Em certos períodos, essa parte pode ser realizada também de maneira remota.

conheça os cursos semipresenciais da pucpr

Online ao vivo

As aulas acontecem por webconferência, online e ao vivo. São utilizadas diversas ferramentas para trazer proximidade para o ambiente virtual, permitindo que o estudante interaja com outros colegas e com o professor, fazendo perguntas e participando de debates.

Um dos diferenciais desse modelo é a oportunidade de fazer networking com pessoas de todo Brasil, já que é possível fazer o curso morando em qualquer cidade do país. Além da interação em tempo real, o modelo online ao vivo permite assistir as aulas novamente mais tarde, pois elas permanecem gravadas e disponíveis enquanto durar a disciplina.

A carga horária das disciplinas dos cursos on-line ao vivo é composta da seguinte forma: parte está na realização de aulas ao vivo com o professor e a outra parte, no intervalo entre um encontro e outro, se completa com atividades de pré e pós-aula. O estudante as desenvolve de forma autônoma, para que possa aprofundar os conhecimentos propostos por meio de diferentes estratégias de aprendizagem.

conheça os cursos online ao vivo da pucpr

Online

A especialização online da PUCPR é uma formação feita 100% à distância, com aulas gravadas e algumas interações ao vivo. O formato permite que o estudante tenha mais flexibilidade e possa assistir às aulas gravadas quando e onde quiser. Durante o curso, o estudante tem acesso a artigos, leituras, vídeos e atividades desenvolvidos e gravados por professores renomados.

conheça os cursos online da pucpr