Serviço de Apoio Psicopedagógico

O Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP), é formado por uma equipe multiprofissional composta por psicopedagogas, psicólogos, professor, assistente administrativo e estagiários. O SEAP é responsável por promover a saúde psíquica, oferecer suporte à aprendizagem e garantir a inclusão dos estudantes da PUCPR, por meio de metodologias diversificadas.

 

clique aqui e confira a programação

Formas de acesso

Você pode procurar pelo SEAP espontaneamente ou por indicação de professores. Ao chegar no Serviço você será orientado quanto as atividades e a possibilidade de participar das quais se interessar. Confira a seguir os programas oferecidos.

Programa de Educação Inclusiva

O Programa de Educação Inclusiva da PUCPR objetiva promover a acessibilidade aos estudantes, regularmente matriculados, que apresentem deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento (transtorno do espectro autista, transtornos específicos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade), altas habilidades/superdotação e outros casos de necessidades educativas especiais, não contemplados nestas condições, mas que necessitam de promoção de acessibilidade.

Suporte à Aprendizagem

Este programa é destinado aos estudantes que encontram dificuldades com as atividades acadêmicas. Os participantes desse programa buscam estratégias para potencializar sua aprendizagem onde são trabalhados aspectos como organização do tempo e estratégias de estudo com o objetivo de preparar o estudante para provas, bem como recursos para apresentação de trabalhos, entre outros. ​

Promoção da Saúde Psíquica do Estudante

O Programa de Promoção da Saúde do Estudante tem como objetivo oferecer um suporte psíquico e emocional aos alunos da PUCPR. São desenvolvidas atividades de acolhimento, troca de experiência e suporte emocional a partir de diferentes estratégias de ação. O programa busca responder uma demanda cada vez mais expressiva sobre o adoecimento psíquico da população de forma geral e universitária em uma perspectiva mais específica. De forma frequente, estudantes tem buscado o SEAP com queixas como: tristeza, ansiedade, depressão, fobia social e ideação suicida. 

Cães terapeutas na universidade

O programa de cães terapeutas do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR tem como objetivo minimizar o estresse dos estudantes, favorecer as relações interpessoais e aumentar a sensação de bem-estar no campus.

As interações entre estudantes e cães terapeutas acontecem nas rodas de conversa, ações das campanhas institucionais (Mês da Inclusão e Setembro Amarelo) e no próprio SEAP.  Este programa tem o apoio do Projeto Amigo Bicho e dos cursos de Psicologia, Medicina Veterinária e Programa de Pós-Graduação Ciência Animal.

Reorientação Profissional

A Reorientação é um processo voltado para os estudantes que já escolheram um caminho profissional, mas, por algum motivo, não estão satisfeitos com a escolha que fizeram. ​ Nesse processo é possível desenvolver a habilidade de rever projetos de vida, encontrar a melhor solução para a vida profissional e examinar o caminho já percorrido, tendo em vista encontrar uma opção mais compatível com os próprios anseios, ou redirecionar a escolha feita. ​

Nesse programa o estudante participa de no máximo três encontros, onde são realizadas entrevistas individuais e questionários de interesse, objetivando a Reorientação Profissional.

Programa de desenvolvimento acadêmico e pessoal

Tem como objetivo auxiliar o estudante no seu desenvolvimento integral quanto à sua formação acadêmica e pessoal. ​

Promove atividades para possibilitar ao estudante condições necessárias e acompanhamento para a construção de sua autonomia, ​de sua auto formação. Oferece o suporte para definir metas de vida (Projeto Pessoal de Vida/Projeto Pessoal de Estudos) e elaboração​ de plano de ação para alcançá-las.

1

JORNADA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO
A Jornada de Desenvolvimento Acadêmico é formada por três encontros. O estudante pode entrar em qualquer momento da jornada ao longo do semestre. Receberá a declaração de participação ao finalizar as três temáticas da Jornada, que, completa, será de 4 horas e 30 minutos de atividade.

saiba mais

2

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS COM ORIENTAÇÕES PRÁTICAS E REALIDADE VIRTUAL
O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de comunicação oral em situações formais, como apresentações de trabalhos acadêmicos ou contextos profissionais. O estudante terá noções sobre estruturação e planejamento de apresentações. Se desenvolve a partir de três módulos com temáticas relacionadas.

saiba mais

3

JORNADA DE SAÚDE PSÍQUICA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO
Por meio desta Jornada com 3 encontros o aluno poderá conhecer melhor alguns fatores de risco que afetam sua saúde psíquica e experimentar algumas estratégias de manejo para minimizar os efeitos da ansiedade e estresse no seu desempenho acadêmico.

saiba mais

4

JORNADA DE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
A Jornada de Oficinas sobre Comunicação é uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades sociais indispensáveis para melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais e ampliar as competências profissionais para atuar em contextos complexos.

saiba mais

PARTICIPE DAS OFICINAS ONLINE DISPONÍVEIS NO BLACKBOARD:

Hábitos de Estudos – clique aqui e confira 

Saúde Psíquica do estudante universitário (disponível a partir de 15 de agosto de 2019) – clique aqui e confira

Fale conosco

SEAP está localizado no 2º andar da Biblioteca Central da PUCPR e, nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.

Whatsapp: (41) 99137-1014   |   Telefone: (41) 3271-2177   |   E-mail: seap@pucpr.br   |   Redes sociais: @seappucpr