Serviço de Apoio Psicopedagógico

O Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP), é formado por uma equipe multiprofissional composta por psicopedagogas, psicólogos, professor, assistente administrativo e estagiários. O SEAP é responsável por promover a saúde psíquica, oferecer suporte à aprendizagem e garantir a inclusão dos estudantes da PUCPR, por meio de metodologias diversificadas.

Formas de acesso

Você pode procurar pelo SEAP espontaneamente ou por indicação de professores. Ao chegar no Serviço você será orientado quanto as atividades e a possibilidade de participar das quais se interessar. Confira a seguir os programas oferecidos.

Programa de Educação Inclusiva

O Programa de Educação Inclusiva da PUCPR objetiva promover a acessibilidade aos estudantes, regularmente matriculados, que apresentem deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento (transtorno do espectro autista, transtornos específicos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade), altas habilidades/superdotação e outros casos de necessidades educativas especiais, não contemplados nestas condições, mas que necessitam de promoção de acessibilidade.

Suporte à Aprendizagem

Este programa é destinado aos estudantes que encontram dificuldades com as atividades acadêmicas. Os participantes desse programa buscam estratégias para potencializar sua aprendizagem onde são trabalhados aspectos como organização do tempo e estratégias de estudo com o objetivo de preparar o estudante para provas, bem como recursos para apresentação de trabalhos, entre outros. ​

Promoção da Saúde Psíquica do Estudante

O Programa de Promoção da Saúde do Estudante tem como objetivo oferecer um suporte psíquico e emocional aos alunos da PUCPR. São desenvolvidas atividades de acolhimento, troca de experiência e suporte emocional a partir de diferentes estratégias de ação. O programa busca responder uma demanda cada vez mais expressiva sobre o adoecimento psíquico da população de forma geral e universitária em uma perspectiva mais específica. De forma frequente, estudantes tem buscado o SEAP com queixas como: tristeza, ansiedade, depressão, fobia social e ideação suicida. 

Cães terapeutas na universidade

O programa de cães terapeutas do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR tem como objetivo minimizar o estresse dos estudantes, favorecer as relações interpessoais e aumentar a sensação de bem-estar no campus.

As interações entre estudantes e cães terapeutas acontecem nas rodas de conversa, ações das campanhas institucionais (Mês da Inclusão e Setembro Amarelo) e no próprio SEAP.  Este programa tem o apoio do Projeto Amigo Bicho e dos cursos de Psicologia, Medicina Veterinária e Programa de Pós-Graduação Ciência Animal.

Reorientação Profissional

A Reorientação é um processo voltado para os estudantes que já escolheram um caminho profissional, mas, por algum motivo, não estão satisfeitos com a escolha que fizeram. ​ Nesse processo é possível desenvolver a habilidade de rever projetos de vida, encontrar a melhor solução para a vida profissional e examinar o caminho já percorrido, tendo em vista encontrar uma opção mais compatível com os próprios anseios, ou redirecionar a escolha feita. ​

Nesse programa o estudante participa de no máximo três encontros, onde são realizadas entrevistas individuais e questionários de interesse, objetivando a Reorientação Profissional.

Programa de desenvolvimento acadêmico e pessoal

Tem como objetivo auxiliar o estudante no seu desenvolvimento integral quanto à sua formação acadêmica e pessoal. ​

Promove atividades para possibilitar ao estudante condições necessárias e acompanhamento para a construção de sua autonomia, ​de sua auto formação. Oferece o suporte para definir metas de vida (Projeto Pessoal de Vida/Projeto Pessoal de Estudos) e elaboração​ de plano de ação para alcançá-las.

1

JORNADA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO
A Jornada de Desenvolvimento Acadêmico é formada por três encontros. O estudante pode entrar em qualquer momento da jornada ao longo do semestre. Receberá a declaração de participação ao finalizar as três temáticas da Jornada, que, completa, será de 4 horas e 30 minutos de atividade.

saiba mais

2

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS COM ORIENTAÇÕES PRÁTICAS E REALIDADE VIRTUAL
O projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de comunicação oral em situações formais, como apresentações de trabalhos acadêmicos ou contextos profissionais. O estudante terá noções sobre estruturação e planejamento de apresentações. Se desenvolve a partir de três módulos com temáticas relacionadas.

saiba mais

3

JORNADA DE SAÚDE PSÍQUICA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO
Por meio desta Jornada com 3 encontros o aluno poderá conhecer melhor alguns fatores de risco que afetam sua saúde psíquica e experimentar algumas estratégias de manejo para minimizar os efeitos da ansiedade e estresse no seu desempenho acadêmico.

saiba mais

4

JORNADA DE COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
A Jornada de Oficinas sobre Comunicação é uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades sociais indispensáveis para melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais e ampliar as competências profissionais para atuar em contextos complexos.

saiba mais

PARTICIPE DAS OFICINAS ONLINE DISPONÍVEIS NO BLACKBOARD:

Hábitos de Estudos – clique aqui e confira 

Saúde Psíquica do estudante universitário (disponível a partir de 15 de agosto de 2019) – clique aqui e confira

Fale conosco

SEAP está localizado no 2º andar da Biblioteca Central da PUCPR e, nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h.

Whatsapp: (41) 99137-1014   |   Telefone: (41) 3271-2177   |   E-mail: [email protected]   |   Redes sociais: @seappucpr