Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Internacional são programas que permitem que estudantes que estão fazendo intercâmbio na PUCPR participem de projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Este programa já existe desde 2014 e muitos estudantes intercambistas tiveram seu primeiro contato com a pesquisa científica na PUCPR.

Confira de onde nossos bolsistas já vieram:

QUEM PODE PARTICIPAR

Estudantes intercambistas internacionais regularmente matriculados na PUCPR. 

JORNADA DA PESQUISA

Os estudantes interessados se inscrevem no programa e passam por um processo de seleção com os orientadores. Sendo selecionados, eles terão 3 meses para cumprir as atividades da pesquisa e apresentar seus resultados por meio de um relatório final, apresentação oral e/ou pôster no SEMIC (Seminário de Iniciação Científica).

COMO PARTICIPAR

Os professores definem projetos de pesquisa que são divulgados em edital e os estudantes interessados escolhem um projeto e fazem sua inscrição para o processo de seleção. 

POR QUE PARTICIPAR?

  • Experiência de pesquisa que complementa o conhecimento adquirido ao longo do intercâmbio 
  • Maior integração com o ambiente da universidade 

QUEM PODE ORIENTAR?

  • Professor doutor vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu, pertencente a um grupo de pesquisa da PUCPR cadastrado no CNPq e que atenda as demais condições de elegibilidade do edital do programa.