Estudante

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC Jr) é uma opção destinada a estudantes de escolas públicas e privadas. Durante um ano, eles desenvolvem atividades de pesquisa na PUCPR, sob a orientação de professores qualificados.

Neste período, os participantes terão a oportunidade de conhecer a Universidade e seus docentes, conviver com estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu e descobrirão o que é fazer ciência. Todo o trabalho do bolsista júnior é acompanhado por um professor supervisor do seu colégio e, ao final do programa, ele apresenta seus resultados no SEMIC e na Feira de Ciências da Escola de Ensino Médio. Entre os objetivos, está despertar vocação científica e incentivar novos talentos, aprendendo técnicas e métodos de pesquisa e desenvolvendo um pensamento científico.

Desde 2006, a PUCPR aderiu ao PIBICJr. Com mais de 600 estudantes egressos do programa, a Universidade amadurece a cada ano o processo de aproximação com os estudantes do Ensino Médio, sendo atualmente a única IES que, como contrapartida às bolsas recebidas dos órgãos de fomento, desenvolve o mesmo programa com colégios da rede privada e da rede pública.

A seleção dos bolsistas é feita pelo próprio colégio, de acordo com critérios estabelecidos pelo Comitê Gestor da PUCPR. Todo estudante inserido no programa recebe uma bolsa financiada pelo CNPq, pela Fundação Araucária ou pela própria PUCPR.