FORMANDOS DE JUNHO DE 2020

Nesses dias de dificuldades para todos, em que o distanciamento social é necessário para resguardar nossas próprias vidas, somos demandados à reinvenção. Tem sido dias complexos, com muitas mudanças e novidades. Abrimos mão da liberdade de sair de casa para garantir nossa saúde, estamos descobrindo como lutar contra um vírus novo e, sem dúvidas, vivendo um grande momento histórico de revolução no mundo.

Para todos nós, a pandemia trouxe dificuldades, aprendizados e pequenas vitórias diárias. Trouxe a realidade da aula remota, online e síncrona, o aprendizado da organização da rotina diária em casa, o desafio da saúde mental durante o isolamento e diversos outros. Mas também trouxe, agora, outra decisão difícil: o adiamento da cerimônia festiva, da Colação de Grau Institucional de julho/2020.

Por conta do risco de contágio, por orientação dos órgãos estadual e municipal, aglomerações de pessoas ficarão estão suspensas por tempo indeterminado em nosso Estado, sem previsão de data de retorno, até que o contágio de coronavírus esteja bastante reduzido. Com isso, a cerimônia de colação de grau aos concluintes de junho/2020 também deverá ficar suspensa no formato em que conhecíamos.

Para que nenhum estudante tenha prejuízo na conclusão de seu curso e no início da vida profissional, teremos o seguinte plano de ação:

  • Opção 1: Todos os estudantes que desejarem ou precisarem receber seus diplomas, imediatamente após o encerramento das aulas, terão a possibilidade de realização de cerimônia de Colação de Grau Extemporânea Adaptada. Serão formados no máximo 30 estudantes por cerimônia em nossos auditórios, alocados com espaçamento de pelo menos 1,5 m de distância entre eles. A cerimônia terá transmissão simultânea online e não será permitida a presença de convidados, para que possamos garantir a segurança da saúde de todos e os diplomas serão entregues nesse momento. Os estudantes poderão participar, em caráter extraordinário, da Colação de Grau Institucional de fevereiro de 2021, para celebrarem com seus amigos e familiares, além de ter direito a todas as participações especiais do formando: levar a bandeira da PUCPR, bandeira da Escola, flâmula do curso e escolher professores homenageados, entre outras, porém, sem receberem novamente a outorga de grau e diploma.
  •  Opção 2: Como algumas profissões não exigem o diploma imediatamente para início no mercado de trabalho, os estudantes que assim preferirem poderão solicitar seu histórico escolar (que comprova a conclusão do curso) por atendimento online no SIGA. A colação de grau desses estudantes acontecerá em fevereiro de 2021, juntamente com os formandos concluintes de dezembro/2020, e receberão seus diplomas nessa data. Estes estudantes participarão da colação de fevereiro/2021 como formandos, recebendo a outorga de grau e o diploma na cerimônia, além de ter direito a todas as participações especiais do formando: levar a bandeira da PUCPR, bandeira da Escola, flâmula do curso e escolher professores homenageados, entre outras.

Preencha o formulário no site https://eventum.pucpr.br/participar/colacao-de-grau-pucpr , até dia 25/05, e sinalize a opção que você prefere. Se você tiver mais dúvidas, envie um e-mail para a equipe de formatura da PUCPR que irá detalhar os formatos.

Destacamos e reconhecemos que nenhum dos formatos é o que sonhamos junto com você. Mas, nesse momento, a vida de todos nós é a prioridade no mundo. Por isso, precisaremos continuar em algum grau de isolamento social, evitando a aglomeração de pessoas, segundo orientação dos órgãos de saúde.

Você pode encontrar mais informações sobre a PUCPR e a pandemia na página www.pucpr.br/coronavirus, além de novidades e mensagens da reitoria em nossas redes sociais.

Fique bem, #fiqueemcasa.

Atenciosamente

Núcleo de Formaturas PUCPR

Colação de Grau Institucional PUCPR: a sua formatura inesquecível!

Com um modelo único e inspirado em universidades conceituadas do mundo todo, a Colação de Grau Institucional da PUCPR é referência em eventos de formatura no país. Idealizada para os formandos, convidados e a comunidade em geral, a cerimônia é um ato oficial da Universidade realizado em sessão pública e solene de Assembleia Universitária. O sentimento de conquista do diploma somado ao orgulho de pertencer à Instituição torna a comemoração de formatura uma experiência única. Na ocasião, o Reitor, ou representante, outorga o grau aos estudantes que concluíram o curso de Graduação.

Como acontece

A Colação de Grau Institucional proporciona a todos os estudantes a experiência de um evento com a magnitude compatível com a conquista de um diploma da PUCPR. Seu intento é comunicar à sociedade sobre os valores institucionais e a riqueza da vivência universitária.

O primeiro passo para a Colação de Grau Institucional é a inscrição, sempre realizada durante os meses de agosto e setembro para os concluintes de dezembro.

1

Inscrição: o estudante deve confirmar todos os seus dados acadêmicos e informar os dados pessoais, candidatar-se às participações especiais, como: proferir juramentos, discursos, entre outros, além de indicar os professores homenageados. O período de votação será divulgado via e-mail aos estudantes inscritos.

2

Os inscritos na Cerimônia de Colação de Grau Institucional deverão retornar ao Sistema de Formatura e votar nos candidatos a participação especial do seu Curso e/ou da sua Escola. O período de votação será divulgado por e-mail.

 

Cada possível formando inscrito dentro do prazo no site receberá convites e os ingressos que darão acesso à cerimônia. A data de entrega será encaminhada via e-mail cadastrado no sistema de formatura, para todos os inscritos nas Cerimônias de Colação de Grau Institucional.

Organizado pela Universidade, acontece no Câmpus Curitiba, após as inscrições de cada semestre. Para estas fotos, os estudantes utilizam beca. As datas e horários de cada curso são divulgadas por e-mail. Fique atento! 

| BECA

Será utilizada a beca padrão da Universidade. Mais informações serão encaminhadas via e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

| TRAJE

Para as mulheres: beca, calça preta ou vestido curto que não apareça com a beca, sapato e meia fina pretos.

Para os homens: beca, sapato preto, camiseta ou camisa preta, calça social preta e meia social preta.

É feita a cobertura exclusiva pela empresa parceira da Universidade que comercializará o material fotográfico e vídeos com valores pré-definidos e previamente divulgados aos formandos. 

É o formato de colação de grau realizado para os estudantes que necessitam do diploma antecipadamente por motivos como: posse em concurso público, aprovação em mestrado ou doutorado, motivo de saúde, entre outros. 

Como solicitar: Faça a sua solicitação acessando o seguinte caminho: Portal do Aluno >> Iger >> Solicitações >> Colação de Grau Antecipada  

É necessário anexar junto à solicitação o motivo da antecipação. O pedido será deferido ou indeferido, após análise do Setor Acadêmico, setor de Diplomas e Núcleo de Formaturas. 

Quando solicitar: sempre nos meses de junho e novembro.
Taxa para a realização: R$200,00. 

A Colação de Grau Extemporânea (Especial) é destinada aos formandos que não se inscreveram ou não puderam comparecer nas Cerimônias de Colação de Grau Institucional, ou que não concluíram o currículo pleno previsto para cada curso dentro do prazo de fechamento das notas do calendário acadêmico.

Datas das Cerimônias de Colação de Grau Extemporâneas (Especiais):  As datas de cada Escola serão definidas após a finalização das inscrições.

Local: à definir

(41) 3271-1695  |  (41) 3271-1772  |  (41) 3271-2013  |  (41) 99747-0222
[email protected]

|BECA E TRAJES 

Será utilizada a beca padrão da Universidade. Mais informações serão encaminhadas via e-mail cadastrado no formulário de inscrição.
Mulheres: beca, calça preta ou vestido curto que não apareça com a beca, sapato e meia fina pretos.
Homens: beca, sapato preto, camiseta ou camisa preta, calça social preta e meia social preta. 

| FOTO E VÍDEO

É feita a cobertura exclusiva pela empresa parceira da Universidade que comercializará o material fotográfico e vídeos com valores pré-definidos e previamente divulgados aos formandos. 

*O modelo de colação de grau Institucional está sendo implementado gradativamente nos Câmpus fora de sede.

Histórias

O que os filhos da PUCPR têm a dizer sobre os anos que passaram com a gente? Assista e conheça um pouco mais das histórias e percepções sobre a nossa Colação Institucional.

AnteriorPróximo

Depoimento Colação de Grau Institucional PUCPR

Depoimento Colação de Grau Institucional PUCPR

Depoimento Colação de Grau Institucional PUCPR

Depoimento Colação de Grau Institucional PUCPR

Depoimento Colação de Grau Institucional PUCPR

Depoimento Colação de Grau Institucional PUCPR