Colação de Grau Institucional PUCPR: a sua formatura inesquecível!

Com um modelo único e inspirado em universidades conceituadas do mundo todo, a Colação de Grau Institucional da PUCPR é referência em eventos de formatura no país. Idealizada para os formandos, convidados e a comunidade em geral, a cerimônia é um ato oficial da Universidade realizado em sessão pública e solene de Assembleia Universitária. O sentimento de conquista do diploma somado ao orgulho de pertencer à Instituição torna a comemoração de formatura uma experiência única. Na ocasião, o Reitor, ou representante, outorga o grau aos estudantes que concluíram o curso de Graduação.

Como acontece

A Colação de Grau Institucional proporciona a todos os estudantes a experiência de um evento com a magnitude compatível com a conquista de um diploma da PUCPR. Seu intento é comunicar à sociedade sobre os valores institucionais e a riqueza da vivência universitária. As celebrações são constituídas pelo Evento de Abertura e pelas Cerimônias de Colação de Grau. As cerimônias, que não têm custo para os formandos, também compreendem a homenagem aos pais e familiares. O Evento de Abertura acontece sempre na noite que antecede a primeira Cerimônia de Colação de Grau.

O primeiro passo para a Colação de Grau Institucional é a inscrição, sempre realizada durante os meses de agosto e setembro para os concluintes de dezembro e em março e abril para os concluintes de junho. Concluintes de dezembro de 2018 inscrevam-se até 05 de setembro de 2018.  Os estudantes do último semestre devem acessar o sistema de formatura e preencher as seguintes etapas:

1

Inscrição: o estudante deve confirmar todos os seus dados acadêmicos e informar os dados pessoais, confirmar sua participação no evento de abertura, candidatar-se às participações especiais, como: proferir juramentos, discursos, entre outros, além de indicar os professores homenageados. O período de votação será divulgado via e-mail aos estudantes inscritos.

2

Os inscritos na Cerimônia de Colação de Grau Institucional deverão retornar ao Sistema de Formatura e votar nos candidatos a participação especial do seu Curso e/ou da sua Escola. O período de votação será divulgado por e-mail.

 

Cada possível formando inscrito dentro do prazo no site receberá convites e os ingressos que darão acesso à cerimônia. A data de entrega será encaminhada via e-mail cadastrado no sistema de formatura, para todos os inscritos nas Cerimônias de Colação de Grau Institucional.

Organizado pela Universidade, é realizado por curso, sempre nos finais de semana. Acontece no Câmpus Curitiba, após as inscrições de cada semestre. Para estas fotos, os estudantes utilizam beca. As datas e horários de cada curso são divulgadas por e-mail. Fique atento! 

| BECA

Será utilizada a beca padrão da Universidade – sem custo para os estudantes. Mais informações serão encaminhadas via e-mail cadastrado no formulário de inscrição.

| TRAJE

Para as mulheres: beca, calça preta ou vestido curto que não apareça com a beca, sapato e meia fina pretos.

Para os homens: beca, sapato preto, camiseta ou camisa preta, calça social preta e meia social preta.

É feita a cobertura exclusiva pela empresa parceira da Universidade que comercializará o material fotográfico e vídeos com valores pré-definidos e previamente divulgados aos formandos. 

É o formato de colação de grau realizado para os estudantes que necessitam do diploma antecipadamente por motivos como: posse em concurso público, aprovação em mestrado ou doutorado, motivo de saúde, entre outros. 

Como solicitar: Faça a sua solicitação acessando o seguinte caminho: Portal do Aluno >> Iger >> Solicitações >> Colação de Grau Antecipada  

É necessário anexar junto à solicitação o motivo da antecipação. O pedido será deferido ou indeferido, após análise do Setor Acadêmico, setor de Diplomas e Núcleo de Formaturas. 

Quando solicitar: sempre nos meses de junho e novembro.
Taxa para a realização: R$200,00. 

A Colação de Grau Especial é destinada aos formandos que não se inscreveram ou não puderam comparecer nas Cerimônias de Colação de Grau Institucional ou Regular, ou que não concluíram o currículo pleno previsto para cada curso dentro do prazo de fechamento das notas do calendário acadêmico. 

Datas das Cerimônias de Colação de Grau Especiais: concluintes de dezembro de 2018: março de 2019. As datas de cada Escola serão definidas após a finalização das inscrições.

Local: Teatro da PUCPR – TUCA

Inscrição: Para participar da Cerimônia de Colação de Grau Especial é preciso se inscrever via Portal do Aluno >> Iger >> Solicitações >> Colação de Grau Especial ou Atendimento Online e selecionar a opção “Acadêmico – Colação de Grau Especial”.

|BECA E TRAJES 

Será utilizada a beca padrão da Universidade. Mais informações serão encaminhadas via e-mail cadastrado no formulário de inscrição.
Mulheres: beca, calça preta ou vestido curto que não apareça com a beca, sapato e meia fina pretos.
Homens: beca, sapato preto, camiseta ou camisa preta, calça social preta e meia social preta. 

| FOTO E VÍDEO

É feita a cobertura exclusiva pela empresa parceira da Universidade que comercializará o material fotográfico e vídeos com valores pré-definidos e previamente divulgados aos formandos. 

Histórias

O que os filhos da PUCPR têm a dizer sobre os anos que passaram com a gente? Assista e conheça um pouco mais das histórias e percepções sobre a nossa Colação Institucional.

AnteriorPróximo

Depoimento Colação Institucional PUCPR | 2018

Depoimento Colação Institucional PUCPR | Fevereiro | 2018

Depoimento Colação Institucional PUCPR | Fevereiro | 2016