CCURSOS

Sutura simples e aplicação de anestésico local injetável para enfermagem

OBJETIVO

Capacitar e habilitar enfermeiros e alunos de graduação do último ano para realização de anestésico local injetável e sutura simples conforme Resolução COFEN nº 731 de 13 de novembro de 2023.

SOBRE O CURSO

Composto por conteúdo teórico e prático sobre anatomia da pele, classificação das feridas, fisiopatologia da dor, entre outros assuntos, que possibilitam o desenvolvimento de competências para indicação de sutura simples, escolha do fio e instrumentais cirúrgicos, técnica para a anestesia local e sutura, manejo de possíveis complicações e cuidados de enfermagem após a realização da sutura.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO:

•    Aspectos éticos
•    Anatomia da pele
•    Classificação de feridas
•    Fisiopatologia da dor
•    Características da anestesia local
•    Mecanismo de ação do anestésico local
•    Tipos de fios, agulha e instrumental para sutura simples
•    Técnica de administração de anestésico local injetável, conforme regiões corporais
•    Indicação de sutura simples
•    Tipos de sutura simples
•    Complicações relacionados ao anestésico local injetável e suturas simples
•    Cuidados pós sutura
•    Retirada de pontos cirúrgicos de sutura simples.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO:

•    Técnica para administração de anestésico local injetável
•    Técnica para sutura simples e retirada de pontos cirúrgicos

Enfermeiros e estudantes do último período de graduação em enfermagem.

Luana Tonin

Coordenação

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), (2012). Doutora em Enfermagem pelo PPGENF-UFPR (2021). Mestre em Enfermagem PPGENF UFPR (2017). Possui Residência em Enfermagem na área de Saúde da ... Ver mais

Mestre

Ubaldino da Rosa Ferreira Filho

Lattes
Graduação em Enfermagem pela PUCPR turma 1991. Atualmente é professor assistente do Curso de Enfermagem na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Emergência da PUCPR e coor... Ver mais
sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Medicina e Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus