Destaque - 22 jun 2020

Escola de Negócios desenvolve aplicativo que reúne conteúdos na área de empreendedorismo e inovação social

Projeto SE-HUB é criado por consórcio internacional formado pela Bulgária, Grécia, Namíbia, África do Sul, México e Brasil

A Escola de Negócios da PUCPR está envolvida no desenvolvimento de um aplicativo móvel, o SE-HUB, que tem como principal objetivo disseminar conhecimento nas áreas de empreendedorismo e inovação social. A criação da ferramenta é apenas uma dentre muitas ações do projeto “Empoderando Agentes de Mudança: Empreendedorismo Social Jovem e Inovação Social no Setor Cidadão (SE-HUB)”, financiado pela União Europeia dentro do Programa Erasmus +. A PUCPR representa o Brasil nesse consórcio internacional formado pela Bulgária, Grécia, Namíbia, África do Sul, México e Brasil.

O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso, em dispositivos móveis, ao conteúdo produzido pelo Projeto SE-HUB, que compreende dois e-books, um sobre Empreendedorismo Social e outro sobre Inovação Social. Ambos são voltados à facilitação de oficinas de capacitação para jovens que pretendem atuar profissionalmente nesse campo e, também, para empreendedores sociais. Além disso, o projeto sistematizou 78 casos de ensino sobre empreendedorismo e inovação social, com a participação de 13 organizações do setor cidadão de cada um dos 6 países envolvidos. O aplicativo está disponível em três idiomas: inglês, português e espanhol e pode ser baixado aqui.

O projeto SE-HUB conta com um conjunto de atividades que visa capacitar organizações da sociedade civil para a gestão profissional, aliando resultados financeiros com efetivo impacto social; preparar formadores no campo do empreendedorismo social para atuarem com o desenvolvimento de competências de jovens; e elaborar abordagens de trabalho para jovens, em direção ao empreendedorismo social.

A coordenadora do projeto na PUCPR, a professora Mari Regina Anastácio, diz que a temática abordada pelo SE-HUB se torna cada vez mais tendência em discussões na área dos Negócios. “Especialmente vivendo uma pandemia global, na qual o cuidado mútuo e a inovação ocupam lugar de destaque, disseminar esses temas, além de relevante para o fomento, na academia, de uma nova cultura de negócios não apenas lucrativos, mas também social e ambientalmente equilibrados, é algo primordial em uma Escola de Negócios vinculada aos Valores Maristas”, explica a professora.

Ainda como parte das atividades relacionadas ao SE-HUB, Mari Regina conta que participou, juntamente com outros docentes da Escola de Negócios da PUCPR, de três treinamentos imersivos no exterior (México, Bulgária e Grécia) em 2019. Também foram desenvolvidas pesquisas e materiais didáticos, além da construção do aplicativo móvel e do website. “No segundo semestre de 2020 trabalharemos na oferta de formações para estudantes universitários e instituições do terceiro setor no Brasil, para divulgar ainda mais o material produzido”, adianta a coordenadora.

Para conhecer os casos das 13 organizações brasileiras participantes do projeto e obter mais informações sobre o SE-HUB, sobre o projeto Erasmus+, ou sobre os casos apresentados pelos outros cinco países participantes do consórcio internacional baixe o aplicativo ou acesse o site do programa.