https://www.pucpr.br/campus-toledo

Clínica Veterinária

A Clínica Veterinária da PUCPR – Câmpus Toledo é um complexo de quatro prédios principais com 2.560 m² de área construída, divididos em clínica e cirurgia de animais de companhia, clínica e cirurgia de animais de fazenda, bloco administrativo, laboratórios, bloco de apoio, estacionamento e área de pastagens.

Todos os ambientes da Clínica Veterinária da PUCPR – Câmpus Toledo são organizados para atender o andamento teórico e prático do curso de Medicina Veterinária e o atendimento da rotina médico-veterinária, envolvendo a comunidade em geral.

Prestar serviços profissionais médico-veterinários nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e reprodução animal, extensivos à comunidade externa;

Realizar diagnóstico laboratorial veterinário;

Servir de local para aprendizagem e aperfeiçoamento da Graduação e Pós-Graduação em Medicina Veterinária para médicos veterinários e professores, em todas as áreas relacionadas à prática da Medicina Veterinária;

Proporcionar condições para a pesquisa e investigação científica e realização de extensão universitária;

As unidades da Clínica Veterinária constituem um diferencial ao curso de Medicina Veterinária da PUCPR – Câmpus Toledo, contemplando a necessidade da utilização de diferentes cenários de ensino-aprendizagem que permitam ao estudante conhecer e vivenciar diversas situações, organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional, preconizados pelo MEC e CFMV para o curso de Medicina Veterinária.

A Clínica Veterinária da PUCPR – Câmpus Toledo busca prestar um trabalho de excelência, realizando diagnósticos e tratamentos complexos em Medicina Veterinária, bem como realizando trabalho de apoio à comunidade médica veterinária em diagnósticos veterinários.

Horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Programa de Aprimoramento Profissional

A Clínica Veterinária da PUCPR – Câmpus Toledo seleciona profissionais formados em até cinco anos para o seu Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (Residência), que é uma modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu, em sistema presencial, destinada ao treinamento profissional em serviço supervisionado, aprimorando e capacitando médicos veterinários para profissão liberal, em suas várias vertentes. O programa possui três áreas de atuação:

Programa de Aprimoramento Profissional em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia (uma vaga)

Programa de Aprimoramento Profissional em Clínica Médica, Cirurgia e Reprodução de Animais de Fazenda (uma vaga)

Programa de Aprimoramento Profissional em Diagnóstico Laboratorial (uma vaga)

Os aprimorandos desenvolvem suas atividades na rotina da clínica veterinária de segunda a sexta-feira, com plantões noturnos e conforme a necessidade aos sábados e domingos. São ofertadas bolsas financeiras de auxílio mensal.

As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente, a partir do mês de dezembro. A seleção ocorre em fevereiro e consta de prova escrita, análise do currículo e entrevista.

O programa de aprimoramento dura dois anos, contando com um total de 3.535 horas de treinamento em serviço supervisionado e certifica os profissionais ao final do período.