https://www.pucpr.br/campus-toledo

Empresa

Um dos objetivos do Núcleo em Excelência em Empreendedorismo e Inovação (NEEI) da PUCPR – Câmpus Toledo é o de estimular e apoiar os acadêmicos, egressos, professores e outros empreendedores no desenvolvimento de novos negócios dentro de uma aceleradora instalada no próprio Câmpus: a REDFOOT.

Red Foot

É um espaço destinado a acadêmicos e/ou profissionais em geral, com ideias inovadoras, que oferece apoio e assessoria no planejamento, na constituição e na gestão de seus negócios, para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. As principais ações da aceleradora REDFOOT são direcionadas para:

  • Identificar e estimular a criação e a consolidação de novos empreendimentos no ambiente da Universidade;
  • Proporcionar condições favoráveis para o desenvolvimento das empresas aceleradas nos fatores relacionados à gestão empresarial e inovação;
  • Favorecer a aproximação das empresas que integram a Aceleradora com instituições de educação, pesquisa, tecnologia além da interação com instituições financeiras e de fomento local.

A REDFOOT atua nos processos de pré-aceleração e aceleração de empreendimentos.

Conceitos fundamentais neste contexto:

Aceleradora: Espaço destinado à formação e à disseminação da cultura de startups. Nela o empreendedor terá acesso à formação hands on e ao Ecossistema: Investidores, eventos, mentoria, etc.

Pré-Aceleração: Processo de consolidação e validação da ideia junto ao mercado por meio de um MVP (Minimum Viable Product). Entende-se como MVP: O produto/serviço em seu estado mínimo para ser entregue ao mercado.

Aceleração: Processo de consolidação e ampliação do negócio/empreendimento junto ao mercado, Planejamento, Assessoria e Qualificação do empreendedor e do negócio nas seguintes áreas: tecnologia, capital, mercado e gestão.

Centro de Desenvolvimento Tecnológico: Espaço específico dentro da REDFOOT, mantido por empresas parceiras de TI (Tecnologia da Informação), conduzido com metodologia própria de atuação; para o desenvolvimento de soluções para demandas específicas de produtos/serviços em TI e aceleração de novos negócios em TI, com equipes de trabalho selecionadas a partir da REDFOOT;

A pré-aceleração da REDFOOT ocorre em espaço coworking, por meio de contrato de 01 (um) a 03 (três) meses. A aceleração da REDFOOT poderá ser realizada nas seguintes modalidades:

  • Residente – A empresa se instala no espaço físico exclusivo na Aceleradora, dentro da PUCPR – Câmpus Toledo, por meio de contrato de locação, usufruindo de toda infraestrutura física e serviços ofertados pela REDFOOT no local;
  • Não-Residente – A empresa, neste caso, não se instala dentro do espaço físico da Aceleradora, mas conta, mesmo à distância, com os serviços e suporte oferecidos pela REDFOOT, exceto a infraestrutura.

O processo de Aceleração de uma empresa na aceleradora será por meio de contrato de 03 (três) meses, renováveis até o período máximo de 24 (vinte e quatro) meses.

  • Health Care: Produtos ou serviços de base tecnológica voltados à Biotecnologia, Saúde Humana e Animal.
  • Smart Spaces: Produtos ou serviços de base tecnológica, voltados à Smart Cities, Smart Offices, Mobilidade, Construção e Big Data.
  • Indústria Criativa: Produtos ou serviços de base tecnológica, voltados à Tecnologia de Mídias (Editorial e Audiovisual), Consumo e Cultura (Moda, Gastronomia, Patrimônio Histórico, Música) e games.
  • Segurança Pública e Defesa Cidadã: Produtos ou serviços de base tecnológica que auxiliem na segurança pública e também na proteção dos cidadãos.
  • Energia e Recursos Hídricos: Produtos ou serviços de base tecnológica que explorem a utilização de resíduos ou de recursos renováveis para a geração de energia, bem como a melhor utilização e reaproveitamento de recursos hídricos;
  • Wellness: Produtos ou serviços de base tecnológica, relacionados a proporcionar ou melhorar o bem-estar físico e mental das pessoas;
  • Educacionais: Produtos ou serviços de base tecnológica, direcionados às práticas/metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos;
  • Agropecuária e Agroindústria: Produtos ou serviços de base tecnológica, direcionados aos processos do agronegócio, desde a produção até a industrialização;
  • Logística e Distribuição: Produtos ou serviços de base tecnológica relacionados aos processos/canais de logística e distribuição de bens de consumo;
  • Fintech – Gestão Financeira e de Riscos: Produtos e serviços de base tecnológica para suporte a gestão financeira; avaliação de mercados; construção de cenários econômico e financeiros de Startups ou de negócios tradicionais.

As etapas gerais do processo da REDFOOT, são as seguintes:

  • Edital de inscrição/seleção – para a etapa de pré-aceleração
  • Seleção de propostas para o programa de pré-aceleração
  • Programa de pré-aceleração (de 01 a 03 meses)
  • Seleção de planos de negócio para programa de aceleração
  • Programa de aceleração (de 03 a 24 meses)
  • Avaliação das aceleradas para graduação
  • Graduação

Para mais informações sobre a REDFOOT, entre em contato:

Telefones: (45) 3277-8653 / 8655, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h, ou pelo e-mail [email protected]

In Company

A PUCPR – Câmpus Toledo oferece às empresas soluções customizadas para capacitação e desenvolvimento do quadro de colaboradores. A partir de uma necessidade trazida pela empresa, a PUCPR irá elaborar uma proposta de programa de capacitação de curta duração e proposta financeira para avaliação. O programa poderá ser aplicado nas dependências da empresa ou na própria estrutura da PUCPR – Câmpus Toledo.   

Para cursos de curta duração, entre em contato com a PUCPR – Câmpus Toledo e agende uma visita. A PUCPR vai até sua empresa para compreender a necessidade de capacitação. O programa a ser proposto é construído em conjunto com a empresa. Os conteúdos são formatados a partir do objetivo e resultados esperados pela empresa cliente.

Mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (45) 3277-8653.

O convênio entre empresa e PUCPR – Câmpus Toledo é a formalização de uma parceria para a realização de cursos “in company” customizados pela Universidade, de acordo com as necessidades da empresa cliente. Proporciona um canal aberto para a realização de cursos “in company”, no ambiente da Universidade ou na própria empresa, usufruindo de benefícios exclusivos. É direcionado para todas as empresas que tenham interesse em realizar programa de capacitação ou desenvolvimento pessoal e profissional para seu quadro de colaboradores, com a chancela e com a expertise da PUCPR – Câmpus Toledo. Entre em contato e informe sua necessidade.

Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (45) 3277-8653.