Notícias - 08 out 2020

Primeira defesa do Doutorado em Humanidades, fruto de uma parceria entre Brasil e Moçambique, ocorre no próximo sábado

PUCPR e Universidade Católica de Moçambique firmaram acordo de cooperação acadêmica há cinco anos

doutorado em humanidades; doutorado em humanidades em moçambique; pucpr e ucm

A primeira tese do Doutorado em Humanidades, resultado da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Católica de Moçambique, será defendida no próximo sábado (10). A pesquisa foi realizada pelo doutorando Trindade Chapare, orientada pela professora Marta Luciane Fischer, do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, e discute “a pertinência de políticas de proteção dos animais não-humanos em Moçambique: um estudo baseado na percepção de estudantes universitários sobre bens e serviços”.

É possível acompanhar a defesa, a partir das 8h30 pelo Zoom. Clique aqui e acesse a sala (ID: 992 8658 3393  – Senha: 591607).

Doutorado em Humanidades em Moçambique

O Doutorado em Humanidades é fruto de um protocolo de cooperação acadêmica, científica e cultural firmado entre a PUCPR e a UCM em 2015. Dois anos depois, iniciou-se a primeira turma do doutorado com 36 estudantes, na cidade de Quelimane, capital da Província da Zambézia (província é o nome dado ao que, no Brasil, denominamos “estados”).

Liderado pelas Escolas de Educação e Humanidades e Ciências da Vida e coordenado pelo professor Anor Sganzerla, conta com a participação de 29 professores da PUCPR de quatro programas de pós-graduação da Universidade: Programa de Pós-Graduação em Bioética, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Teologia. Alguns dos docentes lecionaram presencialmente na Universidade Católica de Moçambique antes da declaração de pandemia.