Destaque - 11 nov 2020

PUCPR e Universidade de Ferrara promovem o 1º Workshop Ítalo-brasileiro sobre Filosofia Transcendental

O objetivo do evento é trocar conhecimentos sobre esse tema e outras áreas afins

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e o departamento de Filosofia da Universidade de Ferrara (UNIFE), da Itália, realizarão entre os dias 12 e 14 de novembro, o I Workshop Ítalo-brasileiro sobre “Filosofia transcendental. História e formas”. O evento faz parte das atividades do JointPhD em filosofia transcendental mantido entre as duas instituições. Iniciado em 2019, o programa já conta com vários estudantes e professores envolvidos.

De acordo com o professor da PUCPR, Federico Ferraguto, um dos organizadores do evento, o objetivo do workshop é “abrir um espaço de debate, intercâmbio e apresentação de pesquisas doutorais e pós-doutorais em torno da Filosofia transcendental e áreas afins”, conta. Já o professor Matteo d’Alfonso, da UNIFE, destaca a participação de estudantes de diversos lugares do mundo: “são universitários de diferentes instituições brasileiras, italianas e alemãs no evento, além dos alunos do JointPhD”, observa.

Programação

Serão palestrantes no evento os professores Marco Ivaldo, que falará sobre “Filosofia trascendentale come etica e come metafisica”, e Vinicius Figueiredo, da UFPR, que falará sobre “Kant no Brasil”. Entre os moderadores estão Joãozinho Beckenkamp, Giorgia Cecchinato, Anselmo Aportone, Gaetano Rametta, Christian Klotz e Francesco Valagussa.

Ao todo serão 25 conferências, organizadas em 5 painéis: Kant e o transcendental; Reinhold e Fichte Moderadora; De Fichte a Hegel; Transcendental, lógica, linguagem; O transcendental na filosofia contemporânea; Transcendental e formas do fazer.

Para participar, basta acessar o link do evento. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]