Escola de Educação e Humanidades - 10 dez 2020

Professor da PUCPR lança livro com colaboração internacional

Obra investiga a cognição desde o lugar que ela ocupa na sociedade, até a condição humana vivenciada por meio dela

O professor Léo Peruzzo Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, lança em dezembro um novo livro, que discute o lugar ocupado pela cognição do mundo e como podemos vivenciar a condição humana por meio dela.

A obra, publicada pela editora CRV e intitulada “Cognição, Linguagem e Realidade”, foi organizada com a colaboração internacional de Laura Candiotto, investigadora na Freie Universität, em Berlin.

“As fronteiras entre cognição, linguagem e realidade têm despertado, cada vez mais, a consolidação de um espaço particular na história da filosofia e nas ciências cognitivas, sobretudo se considerarmos o tratamento que a questão recebeu a partir do enclausuramento da primeira aos limites da estrutura cerebral”, explica Peruzzo. É a partir disso, segundo ele, que surgem os desafios da obra, que busca trazer luz a algumas questões e dificuldades conceituais sobre o tema.

Segundo volume

O segundo volume da coleção, que conta com pesquisadoras e pesquisadores de trinta Universidades brasileiras, será lançado no segundo semestre de 2021, com o nome “Tendências contemporâneas de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas”.