Destaque - 11 nov 2020

Livro organizado por professor da PUCPR analisa as promessas do transumanismo

Lançamento será realizado online hoje (11)

transumanismo; simpósio internacional; pós-humanismo

O livro “Transumanismo: o que é, quem vamos ser”, organizado pelos professores Jelson Oliveira da PUCPR e Wendell Lopes da UFMT, será lançado hoje, às 19h em uma live do Facebook e Instagram do professor Jelson.

A obra, que teve apoio da CAPES e foi publicada pelo selo EDUCS Pesquisa, a Editora da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com o Centro Hans Jonas Brasil, é o sexto volume a ser publicado na coleção Filosofia Contemporânea, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR. A obra conta com prefácio da eminente professora da Universidade de Nova Iorque, Francesca Ferrando, com longa produção ligada à temática do pós-humanismo e do transumanismo.

O objetivo do livro é trazer ao público brasileiro um material que combine a profundidade da discussão filosófica com a acessibilidade do conteúdo, para que as promessas do transumanismo sejam conhecidas e seus possíveis riscos avaliados. Além de uma introdução sobre a temática, o livro conta com dez artigos de pesquisadores de renome, como Peter Sloterdijk, Markus Gabriel e Michael Hauskeller, além de Andres vaccari, Luc Valera, Lewis Coyne, Murilo Mariano Vilaça, Murilo Karasinski, Cecília de Sousa Neves, Jelson Oliveira e Wendell Lopes, com diferentes abordagens.

O que é transumanismo?

O transumanismo é um movimento que promete melhorar o ser humano a partir do uso da tecnologia, em vista do controle total da natureza. O que antes era apenas ficção científica, já é realidade em muitos laboratórios ao redor do mundo. As promessas incluem a edição genética, a conexão entre humanos e máquinas, a criação de superinteligências, o controle dos comportamentos, procedimentos estéticos de todo tipo, técnicas de prolongamento da vida, de retardamento e até mesmo de cura da morte. Essas questões são algumas das questões discutidas no livro a partir daquela que é a pergunta central da filosofia, desde Kant: o que é o ser humano, o que vamos ser, que futuro nos está reservado. Francis Fukuyama afirmou que o transumanismo é a ideia mais perigosa do mundo. Esse livro discute a veracidade dessa afirmação.

Simpósio internacional

O livro é parte de um projeto de pesquisa sobre o transumanismo, cujos organizadores realizam, nos dias 12 e 13 de novembro, o I Simpósio Internacional sobre Transumanismo. O evento discutirá o tema a partir de suas concepções e consequências ontológicas, éticas e políticas. No evento, importantes especialistas analisarão as ideias polêmicas, as promessas utópicas e os desafios despertados por essa corrente de pensamento.

Para participar do simpósio, é necessário se inscrever pelo link: www.even3.com.br/transumanismo