Destaque - 19 jun 2019

Centro Acadêmico de Direito traz Ben Labolt à PUCPR

Coordenador de comunicação da campanha de reeleição de Barack Obama falou sobre fake news e estratégias de comunicação

O Centro Acadêmico Sobral Pinto (CASP), do curso de Direito da PUCPR, trouxe ao Câmpus Curitiba Ben Labolt, coordenador de comunicação da campanha à reeleição de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. Labolt também atuou como Secretário Nacional de Imprensa em uma das administrações do ex-presidente. A palestra dele teve como tema “Comunicação Estratégica em Política, Negócios e Direito” e serviu como atividade de encerramento do semestre.

Ben Labolt na PUCPR

Durante a conversa com os acadêmicos de Direito, Labolt destacou a importância da conexão com os jovens na comunicação, sobretudo em campanhas políticas: “Acredito que um dos grandes erros de comunicação da campanha de Hillary Clinton à presidência dos EUA foi a não conexão emocional com os jovens. Ninguém duvida da inteligência e do preparo de Hillary, mas creio que a sua comunicação negligenciou espaços onde o jovem está”, pontuou.

Labolt ainda defendeu que as empresas de mídias sociais deveriam ser mais duras com a propagação de fake news e discursos de ódio. Segundo o profissional, que é graduado em Ciências Políticas e Governamentais, não há como essas empresas não se responsabilizarem por conteúdos que são publicados em suas plataformas.

De acordo com João Bettega, presidente do CASP, a ideia de trazer Ben Labolt serve para complementar os conteúdos vistos em sala de aula e manter os estudantes atualizados com temas de relevância: “Procuramos trazer palestras com cunho diferente daquilo que é abordado em sala de aula. O que é visto em sala de aula tem muita relevância, mas acreditamos que para fomentar o pensamento crítico do estudante é necessário trazer abordagens diferentes. Política e Direito são duas áreas completamente interligadas, até por isso é fundamental o Centro Acadêmico de Direito trazer diferentes visões sobre política e fomentar discussões acerca de temas políticos”.