Direito - 15 set 2020

PUCPR Toledo retoma atendimento no Núcleo de Prática Jurídica durante pandemia

Universidade presta atendimento social e jurídico para a população de baixa renda

npj toledo

A pandemia do novo coronavírus não mudou apenas a rotina e o hábito dos brasileiros, mas também colocou em maior evidência as dificuldades da população mais carente. A vulnerabilidade social ficou ainda mais visível nos últimos meses. Por isso, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Campus Toledo, retoma o atendimento ao público que precisa de orientação e assessoria jurídica gratuita.

Cumprindo o Decreto nº 843 (de 30 de junho de 2020) da Prefeitura de Toledo, que estabelece a manutenção de serviços essenciais à população, o Núcleo permanece realizando atendimentos sem o contato físico e seguindo todas as orientações das autoridades em saúde. “O trabalho é essencial para as famílias que, na maioria das vezes, não têm informações sobre como mover uma ação jurídica para garantir seus direitos, como a pensão alimentícia, por exemplo”, explica a coordenadora do curso de Direito da PUCPR Campus Toledo, Tatiana Orlandi.

Núcleo de Prática Jurídica: origem e missão

O Núcleo de Prática Jurídica nasceu há seis anos, fruto de um trabalho da PUCPR com o objetivo de proporcionar ao estudante uma formação que lhe permita enfrentar os desafios nas várias áreas do Direito. “Temos um corpo de professores especializados que acompanha todo o andamento dos processos e a realização de audiências juntamente com os estudantes. É uma oportunidade para que os acadêmicos coloquem em prática o conhecimento adquirido na teoria e para que a Universidade cumpra seu papel social”, conclui a coordenadora.

Atendimento NPJ da PUCPR Toledo

O atendimento é feito com agendamento prévio através do Whats App (45) 99805-3289. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da PUCPR fica localizado na Rua Haroldo Hamilton, 52, no Centro de Toledo (próximo à rodoviária) e funciona das 13h às 17h.