Câmpus Toledo - 29 out 2019

Curso de Direito realiza visita técnica ao Paraguai

Atividade é parte da disciplina Direito Internacional Público

Visita técnica Câmpus Toledo PUCPRFoi realizada, entre os dias 11/10 e 12/10, a primeira visita técnica e cultural para Assunção, Paraguai, com estudantes do 4º e 5º anos do curso de Direito da PUCPR, Câmpus Toledo, como atividade da Disciplina de Direito Internacional Público, ministrada pela profª. Barbara Simone Saatkamp.

A viagem foi acompanhada pela coordenadora do curso de direito Profª Tatiana Orlandi, pela Profª da disciplina e pelo Prof. Julio Daniel do Vale, responsável pelo setor de Internacionalização do Câmpus, totalizando 36 pessoas, entre professores e estudantes.

No dia 11/10, pela manhã, foi realizada visita técnica à Embaixada do Brasil, onde fomos recebidos pelo responsável dos setores cultural e de cooperação educacional, que acompanhou o tour nas instalações da Embaixada. Ainda na manhã do dia 11/10, foi realizada visita técnica ao Consulado do Brasil, onde fomos recebidos pelo Cônsul Geral, Sr. José Amir da Costa Dornelles, pelo Cônsul Geral Adjunto, Sr. Afonso Celso Nery, e pelo Chanceler, Rodrigo Guimarães de Barros, que ministraram palestra sobre as atividades consulares e depois nos acompanharam na visitação das instalações do Consulado.

Seguindo a agenda, na parte da tarde do dia 11/10, a visita técnica foi realizada no Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, onde fomos recepcionados pela Drª Brenda Luciana Maffei, responsável da área jurídica do Tribunal, que ministrou palestra sobre o Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul e depois nos acompanhou em visita guiada para apresentação do prédio do TPR.

Ainda, neste mesmo dia, a coordenadora do curso, Tatiana, e o responsável pelo setor de internacionalização, Julio, realizaram visitas a Universidade Católica de Assunção e à Universidade Nacional de Assunção, para alinhavar futuras parcerias internacionais.

De acordo com a programação agendada, o dia 12/10 foi reservado para realização de visitas culturais. Foram realizadas visitas ao Panteão dos Heróis do Paraguai, ao Museu Histórico “Casa de La Independencia”, à sede do governo paraguaio – Palácio de Los Lopes, encerrando as visitas com passeio na “praia” de Assunção na Avenida Costanera, às margens do rio Paraguai.