Direito - 03 set 2018

I Jornada de Ética e Direitos Humanos acontece na PUCPR Toledo

Temas como direitos humanos, igualdade e justiça foram centrais durante todo o evento

Nos dias 28 e 29 de agosto, a I Jornada de Ética e Direitos Humanos da PUCPR Câmpus Toledo contou com aproximadamente 210 participantes. O evento foi promovido pela pela Pastoral da Universidade, Eixo Humanístico e Grupo de Estudo e Prática em Direitos Fundamentais do curso de Direito.

Com objetivo de debater assuntos como Inclusão, Justiça Social e Cultura de Paz, já na palestra inicial o tema “Cultura, Diversidade Étnica e Direitos Humanos” foi abordado. Outra temática relevante nas discussões foi a crescente onda migratória em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas, religiosas e por questões econômicas.

A primeira noite do evento contou ainda com uma mesa redonda formada por imigrantes de diversas origens que relataram suas experiências no Brasil.  Na segunda noite, debateu-se o tema  “Inclusão e Direitos Humanos” que trouxe uma reflexão acerca da necessidade de investir em infraestrutura e formação humana, visando a acessibilidade e a superação da  intolerância e preconceito em relação às pessoas com algum tipo de deficiência.