Câmpus Toledo - 29 nov 2017

Mostra de Estágio encerra atividades do curso de Psicologia em Toledo

Em sua 8ª edição, encontro reúne trabalhos de todas as disciplinas, do básico ao profissional, e a evolução dos estudantes

Um momento de socialização de todas as atividades; um momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano; um momento de acompanhar a evolução do curso e dos próprios estudantes. Estes são apenas alguns dos objetivos da 8ª Mostra de Estágio do curso de Psicologia da PUCPR Câmpus Toledo, realizada na noite desta terça-feira (28), no Auditório Dom Anuar Batisti.

A Mostra foi criada em 2010 justamente para mostrar os trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, desde o básico até as novas metodologias implementadas em algumas disciplinas. “O evento foi pensado para criar um momento de acompanhar a evolução dentro do curso, desde os níveis mais básicos da ética até as intervenções clínicas”, explica a coordenadora do curso, professora Adriana Dias Basseto. Ela destaca ainda que a Mostra de Estágio envolve os estudantes de todos os períodos, “numa verdadeira interação de todas as disciplinas”, resume.

Pensamento semelhante tem o professor Ronaldo Adriano Alves dos Santos. Para ele a Mostra é um momento de avaliação também. Ele citou alguns números dos atendimentos prestados pelos estudantes da PUCPR em Toledo e frisou ser necessário perceber “quanta diferença a gente faz na comunidade, na sociedade na qual estamos inseridos”. O professor Ronaldo acrescenta também que “muitas vezes não paramos para fazer esta análise: de que impactamos de alguma forma a vida de milhares de pessoas”.

Segundo a coordenadora do curso, os estudantes, à medida que apresentam os trabalhos ou assistem aos colegas, passam a ter a clara noção da importância do trabalho do psicólogo e de sua evolução dentro do curso, “até porque nós, professores, promovemos também um debate justamente no sentido de fazer esta ligação com os demais períodos dentro do curso”.

A professora Adriana Basseto destaca por fim que a Psicologia da PUCPR em Toledo é o curso com o maior número de bolsistas remunerados, algo que acontece apenas a partir do 2º ano para o estudante ter competências mínimas dentro da profissão “e se sinta preparado para contribuir com a sociedade”, finaliza a professora Adriana.