Destaque - 01 nov 2019

Livro sobre fenomenologia da vida é lançado no XVII Congresso de Filosofia da PUCPR

Lançamento ocorrerá no dia 13 de novembro

Será lançado no próximo dia 13.11.19, às 19h, no Auditório Tristão de Ataide, da Escola de Educação e Humanidades, da PUCPR, o livro Fenomenologia da vida, organizado pelos professores Jelson Oliveira e Ericson Falabretti. A obra, que sai com o selo da EDUCS (Editora da Universidade de Caxias do Sul), recupera, sob várias nuances, a vida como um dos temas centrais da filosofia e o faz voltando ao pensamento de alguns dos filósofos mais importantes do século XX, entre os quais está Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty, Patočka e Hans Jonas. Tais autores representam os interesses das pesquisas em torno da fenomenologia da vida desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com pesquisadores/as de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras.

Livro PPGF da PUCPRO livro inaugura a “Coleção Filosofia Contemporânea”, que consolida uma parceria do PPGF da PUCPR com a EDUCS para a edição de obras de filosofia situadas no campo temático contemporâneo. Sem esperar esgotar o assunto, o primeiro volume dessa coleção traduz preocupações diversas e almeja convocar o/a leitor/a para a atividade filosófica sob diferentes perspectivas, que não apenas comprovam a riqueza de aproximações e possibilidades teóricas advindas das intuições originais dos seus pensadores, como também, sobretudo, expressam a atualidade e a contribuição para que pensemos os problemas de nosso tempo. A obra, assim, reúne textos de especialistas no assunto que aceitaram a tarefa de enfrentar a questão decisiva sobre o estatuto ontológico e existencial da vida como conceito em seus diferentes matizes fenomenológicos, ou seja, no modo como a vida aparece e desde o qual pode ser pensada.

O livro será lançado como parte da programação do XVII Congresso de Filosofia da PUCPR, que será realizado em Curitiba entre os dias 12 e 14 de novembro.

Informações e pedidos de livros: [email protected]