Destaque - 24 set 2018

Professor de Filosofia trabalha na edição da obra crítica do fundador do idealismo alemão

O professor Federico Ferraguto, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, está trabalhando na edição da obra crítica do filósofo austríaco Karl Leonhard Reinhold (1757-1823), considerado o pai do idealismo alemão. Ferraguto, que atua na linha de Ontologia e Epistemologia do PPGF, pesquisa o impacto do desenvolvimento do pensamento de Reinhold no cruzamento entre idealismo e realismo no debate filosófico alemão do começo do século XIX e, em especial, as implicações da crítica reinholdiana a Fichte destacada nos Beyträge zur leichtern Uebersicht des Zustandes der Philosophie Beym Anfänge des XIX Jahrunderts, que Reinhold publica entre 1801 e 1803.

Atualmente realizando seu pós-doutorado na Universidade de Berna, na Suíça, Federico trabalha no projeto desde 2010, em parceria com os professores Martin Bondeli e Silvian Imhof (Universidade de Berna) e Pierluigi Valenza (Universidade de Roma “Sapienza”). A obra será publicada pela editora suíça Schwabe, com apoio da Schweizerisches Akademie der Wissenschaften.

A partir desse trabalho, Ferraguto está desenvolvendo um projeto de pesquisa a partir da problematização critica do pensamento de Kant, efetuada por autores tais como Bardili ou Reinhold e refletida nas reelaborações das doutrina da ciência de Fichte, nos desenvolvimentos da filosofia da natureza de Schelling e nos começos da especulação hegeliana, testemunhada sobretudo pelas argumentações desenvolvidas no escrito sobre a Diferença entre o sistema de Fichte e de Schelling (1801).

A pesquisa, assim, reflete a internacionalização das pesquisas realizadas no PPGF e insere-se no projeto de interação filosófica internacional focada tanto na disponibilização de um recurso fundamental para a ampliação da discussão histórica sobre o desenvolvimento da reflexão pós-kantiana, como na participação no debate teórico mais atual sobre a relação entre mente e mundo.