Destaque - 18 maio 2018

Cesar Candiotto foi Professor Visitante na Universidade de Lille, na França

Candiotto é docente dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR

Docente do curso de Filosofia, das Pós-Graduações em Filosofia e Direitos Humanos e Políticas Públicas da Escola de Educação e Humanidades, Cesar Candiotto atuou como professor visitante na Université de Lille (França) entre março e abril de 2018. A atividade faz parte do Projeto internacional TaFaC (Travailler avec Foucault: approches contemporaines), financiado pela Université de Lille, em parceria com os mestrados e doutorados em Filosofia da PUCPR e da UFPR.

Durante sua estadia, o professor ministrou seminários semanais sobre seus estudos desenvolvidos nos últimos anos na PUCPR e financiados pela Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Ele participou como conferencista do II Colloque International do Projeto TafaC, Discours et politiques de l’identité – avec et d’après Foucault, realizado nos dias 19-20 de março em Lille, no qual também palestrou seu pós-doutorando em Filosofia PUCPR/CNPq, Daniel Verginelli Galantim.

O professor colaborou ainda na animação do Rencontre Doctorale du Centre Michel Foucault no Institut Mémoires des Éditions Contemporaines (IMEC), nos dias 14-16 de março de 2018, situado na Abadía d’Ardenne, em Caen, no qual sua doutoranda Stela Maris da Silva apresentou sua pesquisa em curso no PPGF/PUCPR. Além disso, acompanhou dois seminários em Lille, sobre Conflitualidade e sociedade e sobre a questão do trabalho no mundo contemporâneo.

Todas as atividades foram patrocinadas pela Université de Lille, a convite do Prof. Dr. Philippe Sabot, Vice-Presidente de Pesquisa do Centro de Ciências Humanas e Sociais daquela Universidade e atual presidente do Centro Michel Foucault. O prof. Philippe, que esteve na PUCPR e na UFPR em novembro de 2017 no Séminaire Penser l’identité et le sujet avec Foucault, será um dos conferencistas no XI Colóquio Internacional Michel Foucault, a realizar-se entre 25-29 de setembro de 2018 em Florianópolis, do qual o prof. Cesar é um dos coorganizadores.

“Além do Laboratório UMR 8163 Saberes, Textos, Linguagens e do Escritório de Relações internacionais da Universidade de Lille, gostaria de agradecer à PUCPR, especialmente à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, à Diretoria de Relações Internacionais, ao Decanato da Escola de Educação e Humanidades, ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia e ao Curso de Filosofia, sem os quais não teria sido possível essa excelente experiência de trabalho”, conclui o prof. Cesar.

Essas e outras atividades fazem parte de uma bem-sucedida estratégia de internacionalização da pesquisa, conduzida por essas diversas instâncias da PUCPR, e especificamente pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Nota 5 na CAPES).

Para saber mais sobre o Projeto Internacional TaFaC:

Saiba mais sobre o Colóquio Internacional Michel Foucault, Florianópolis, SC