LAW INTERNATIONAL PROGRAM - LIP

Vivencie um ensino sem fronteiras, experimentando a diversidade cultural do nosso tempo. Encontre aqui o rumo para uma carreira internacional. A sua formação precisa ser tão multidimensional quanto você, deve desafiá-lo academicamente, inserir você em diversidades globais. Experimente o mundo e desenvolva habilidades para transformá-lo.

Sobre o LIP

Enriqueça a sua formação com experiências internacionais. Estude em contato com diferentes culturas e aplique, nos diferentes contextos globais, o conteúdo trabalhado em sala de aula. O LIP é um programa semipresencial, voltado para estudantes de Graduação e Pós-Graduação da PUCPR e de outras Instituições de Ensino Superior, profissionais, professores, advogados e membros do Ministério Público ou da Magistratura. Tem como objetivo, preparar sua formação acadêmica com disciplinas atuais e globalizadas e elaborar um plano de carreira no contexto internacional.

Módulo FoundationsInscreva-se

Aulas em Inglês: nível intermediário em gramática e compreensão da língua inglesa, não sendo necessária a apresentação de Certificação (TOEFL, TOIEC, etc.)

Carga horária total: 540h letivas e não letivas, sendo 180h a cada semestre – 3 semestres na PUCPR com acesso à imersão internacional

Periodicidade: Quinzenal – Sábados 8h às 12h

Duração: Março a julho de 2019

Investimento por semestre:
Estudante e ex-estudante PUCPR: 6 x R$ 757,08
Público externo: 6 x R$ 842,00
Benefícios: Descontos nos programas internacionais

Categorias de Aprendizado

Atividades do Programa

Disciplinas LIP: aulas 100% em inglês (presenciais e não presenciais); conteúdo global; metodologias ativas.

Mentoriapráticas e desafios da profissão; gerenciamento de desafios; visão crítica e empreendera sobre a carreira.

Aplicação prática simulada: estudo de um caso de aplicação prática, com investigação real.

TCC internacional: a) Estudo de caso; b) Artigo; c) Plano de Carreira; d) Projeto de aplicação prática no Mercado de Trabalho.

Eventos internacionais: Palestras, Workshops com Professores de internacionais; integração de Graduação e Pós-graduação; troca de experiências acadêmicas; networking internacional.

Níveis de Comprometimento

Imersão Internacional

| OUTPUC
Short courses:
Programas de verão e inverno com duração variável, normalmente entre duas semanas a um mês. Com descontos especiais para estudantes LIP. Programas para: Califórnia, Connecticut, Lisboa, Porto, Roma, Firenze, Paris, entre outros.
International Semester: 6 meses a 1 ano com ou sem aproveitamento de créditos. São mais de 230 Universidades parceiras em vários países. Sem custo adicional.

| INPUC
PUCPR International Exchange: Um curso Internacional dentro da PUCPR, possibilitando o contato do Estudante com professores estrangeiros, novas metodologias e networking em Cursos de Extensão e Workshops na Escola de Direito com professores visitantes.

CONHEÇA OS EDITAIS PARA OS SHORT COURSES ESCOLA DE DIREITO

Áreas de Concentração

GESTÃO DE CONFLITOS E DIREITO COMPARADO: Pratique as principais habilidades judiciais e extrajudiciais necessárias para a resolução de disputas em um ambiente complexo e transcultural.

DIREITO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO – DIREITO COMPARADO: Desenvolva uma análise crítica da realidade contemporânea e dos papéis de empresas, organizações jurídicas e do Estado.

DIREITO SOCIOAMBIENTAL – DIREITOS HUMANOS E SUSTENTABILIDADE – DIREITO COMPARADO: Compreenda o papel do Direito na proteção de bens e direitos socioambientais para promover sociedades sustentáveis para as presentes e futuras gerações.

Estrutura do Programa

Atividades Optativas

Moot’s: Competições internacionais, em áreas estratégicas globais, com treinamento permanente com coachs professores da Escola de Direito da PUCPR com destaque para competições em Viena, Washington, Genebra, Paris, entre outras.

Grupos de estudos internacionais: liderados por professores da PUCPR, voltados para pesquisa aprofundada com viés internacional visando uma produção científica de qualidade. Linhas de pesquisa: Arbitragem, Direito Tributário, Direitos Humanos, Mediação, Direito Internacional, Negociação, OMC – Organização Mundial do Comercio, PUC MUN – Simulado da ONU, TPI – Tribunal Penal Internacional.

PIBIC de mobilidade internacional: bolsas para iniciação científica. Anualmente a PUCPR premia os melhores pesquisadores, estimulando-os à participação em conferências e estudos no exterior.

PUC Idiomas: cursos de formação, em vários níveis, em inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e grego. Com horários e preços acessíveis.

André Parmo Folloni
Bruno Meneses Lorenzetto  |  Lattes
Claudia Maria Barbosa  |  Lattes
Daniel Wunder Hachem  |  Lattes
Danielle Anne Pamplona  |  Lattes
Eduardo Biacchi Gomes
Eduardo Oliveira Agustinho  |  Lattes
Guilherme Freire de Melo Barros  |  Lattes

Helena de Toledo Coelho  |  Lattes
Idevan Cesar Rauen Lopes  |  Lattes
Jair Lima Gervaerd Filho  |  Lattes
Jordão Violin  |  Lattes
Juliana Ferreira Montenegro
Luciana Drimel Dias  |  Lattes 
Paulo Otávio Mussi Augusto
Vladimir Passos de Freitas  |  Lattes

| NO BRASIL
Certificação dos Módulos de Extensão Internacional: cada módulo é certificado
Certificação em Law International Program: Módulos de Extensão no Brasil + Imersão internacional

| NO EXTERIOR
Certificação internacional pela universidade parceira (imersão internacional)

Depoimentos

Estudante Bruno Cunha de Souza.

Bruno Cunha Souza

Estudante

Os programas de internacionalização da PUCPR me possibilitaram a incrível oportunidade de estudar sobre o combate à criminalidade organizada mafiosa e à lavagem de dinheiro na Sicília. Este ano retorno à Itália, para a Università degli Studi di Roma La Sapienza, onde terei o privilégio de pesquisar sobre Direito Processual Penal orientado pelo Prof. Dr. Pasquale Bronzo.

Estudante Anna Carolina Fontana.

Anna Carolina Fontana

Estudante

Acabo de participar do V Curso de Direito Eletrônico, promovido pela PUCPR em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Lisboa – FDUL, uma experiência única e que me proporcionou conhecer profissionais estrangeiros renomados.

Estudante Gustavo Reichter.

Gustavo Reichter

Estudante

Hoje, tendo vivido inúmeras experiências internacionais ao longo da graduação, tenho a mais absoluta certeza do positivo impacto e das transformações sociais, culturais e profissionais que elas proporcionaram em minha vida.

Estudante Caroline Mendes.

Caroline Mendes

Estudante

Realizar um intercâmbio na graduação, realizar cursos em países como a Itália e Portugal, foram apenas algumas das oportunidades incríveis que o Curso de Direito PUCPR me proporcionou durante esses anos.

Estudante Leonardo Maichuk.

Leonardo Maichuk

Estudante

Na PUCPR participei de vários intercâmbios e competições internacionais e o contato com outras sistemáticas e culturas ampliou significativamente meus conhecimentos e minha visão de mundo. Com a Internacionalização, meu passaporte virou currículo!

Docente Vladimir Passos de Freitas.

Vladimir Passos de Freitas

Docente

A internacionalização da PUCPR é uma das melhores iniciativas que já vi desde que, em 2002, comecei a lecionar. Ela prepara os estudantes para o futuro, onde, todos sabemos, as fronteiras estarão cada vez mais tênues e o entrelaçamento dos povos cada vez mais forte.

Docente Antônio Carlos Efing.

Antônio Carlos Efing

Docente

Em cinco participações no Curso Luso-brasileiro de Direito Eletrônico em Lisboa, além dos debates acadêmicos, tivemos a oportunidade de vivenciar experiências culturais muito enriquecedoras. Tratamos de temas atuais e importantes para a compreensão do Direito do século XXI. A experiência de internacionalização enriquece o crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

LAW INTERNATIONAL PROGRAM

inscreva-se

Como posso me inscrever?

Pelo site da Extensão acesse aqui.

A partir de quando posso me inscrever?

Desde o 1º período do Curso de Graduação, porém há algumas disciplinas que apresentam pré-requisitos. Estas disciplinas estarão indicadas na grade.

É obrigatória a imersão internacional para a certificação internacional?

Sim, obrigatória na quantidade de horas mínimas de 45 horas aula.

É possível a imersão internacional no Brasil?

Sim, através do PUCPR International Exchange.

Devo apresentar um TCC Internacional?

Sim, somente após completar os 3 módulos: Foundations, Direction e Focus. Este TCC deve ser em inglês e ter uma perspetiva global.

Devo apresentar um artigo como TCC?

Não, necessariamente. O estudante pode escolher entre diversas atividades de conclusão de curso descritas no programa.

É possível validar as horas de extensão como horas complementares?

Sim, com limitação de horas.