Sobre o Professor

Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá

Sobre o professor

Doutor em Filosofia pela Universidade de Coimbra, Portugal (2007). Estudou na Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa e na Universidade Albert Ludwig, em Freiburg i. Breisgau (Alemanha). Enquanto professor na Universidade de Coimbra, ministrou diversos cursos e seminários de graduação e pós-graduação nos Cursos de Filosofia e de Estudos Europeus, colaborando também com a Pós-Graduação em Estudos Clássicos desta Universidade. É membro da Martin Heidegger-Gesellschaft, da Carl Schmitt-Gesellschaft e da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, da qual foi Vice-Presidente. Traduziu autores como Fichte, Heidegger, Carl Schmitt, Ernst Jünger (tem um primeiro prémio “União Latina” de tradução, em 2004). Tem desenvolvido e publicado trabalhos em diversas áreas filosóficas, desde a filosofia antiga à contemporânea, com especial incidência na filosofia política. Neste âmbito, tem pesquisado sobretudo temas como os da teologia política, teoria da soberania e direitos humanos.