Câmpus Londrina - 19 abr 2017

Aula Magna de Ciências Contábeis discute Reforma da Previdência

O futuro da Previdência para as próximas gerações foi o foco das discussões

Como será o futuro da previdência social no Brasil? O que as novas gerações podem esperar para a aposentadoria a partir da reforma previdenciária? Essas são perguntas profundas (e polêmicas) que o professor Emerson Costa Lemes, contador, consultor trabalhista e previdenciarista, buscou responder. Ele foi o palestrante da Aula Magna de Ciências Contábeis, realizada na semana passada, e trouxe novos paradigmas para a questão previdenciária.

O professor é autor de obras na área e tesoureiro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e aponta que o cenário atual é questionável e preocupante. Primeiramente, ele fez um passeio pela história da Previdência, mostrando como e porque surgiu, mas também avançou para a atualidade comentando a respeito da discussão da Proposta de Emenda Constitucional 287, que modificaria a aposentadoria dos brasileiros.

Assistiram à Aula Magna cerca de 110 pessoas, um público formado por estudantes de Ciências Contábeis, professores da área e convidados. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Londrina, professora Cácia Bittencourt Teixeira, “o tema escolhido foi extremamente relevante porque traz reflexões sobre algumas preocupações que vem sendo discutidas por entidades de classe antes do projeto ser aprovado pelo Congresso. Para nossos estudantes, estas informações são de grande importância porque eles puderam ver um pouco dos bastidores do que vem sendo debatido, pois o professor Emerson é membro de um dos grupos que estão participando destas discussões”, comenta.