https://www.pucpr.br/campus-londrina

Ensino e Aprendizagem

Há quase 60 anos, a PUCPR forma profissionais que, além de sua competência técnica, têm um olhar especial sobre as necessidades da sociedade que os cerca. Por meio de iniciativas como o Projeto Comunitário, têm contato com a responsabilidade social, um dos pilares da formação da Universidade.

Sabendo que a realidade acadêmica já não é mais a mesma em uma sociedade hiperconectada e digital, a PUCPR investe em novos modelos educacionais para atender às necessidades desse novo mundo. O professor deixa de ser o detentor do conhecimento, para ser um mediador da aprendizagem da qual o próprio estudante é o protagonista.

Dando suporte a essa nova realidade de ensino/aprendizagem, a PUCPR investe em princípios que guiam sua graduação: autonomia, dedicação, cooperação, senso crítico e honestidade. São essas as diretrizes que balizam a formação de estudantes e professores na Universidade e o desenvolvimento de programas de formação pedagógica docente e suporte educacional ao estudante.

Portfólio de Talentos

Empresas situadas em Londrina e região contam com o portfólio de estudantes de graduação da PUCPR interessados em realizar estágios em diversas áreas.

Ao contratar estagiários, as empresas cumprem um importante papel social, contribuir com a formação de futuros profissionais. Em contrapartida, contam com o engajamento de estudantes comprometidos com uma formação sólida, que valorizam a aplicação de seus conhecimentos e competências adquiridas na Universidade para a prática de sua profissão.

Administração - Profa. Adriana Martello Valero

Por que contratar um acadêmico de Administração da PUCPR?

O curso de Administração da PUCPR oferece conduta e princípios éticos ao mercado profissional, visando a busca de resultados alinhados ao perfil da empresa contratante.

Os estudantes da PUCPR são formados com base em competências sólidas, para serem profissionais eficientes, interessados em aprender e se desenvolver no âmbito corporativo.

O acadêmico de Administração da PUCPR é qualificado para atuar nas áreas de logística, finanças, gestão de pessoas, gestão da produção, marketing e estratégia.

O principal objetivo da PUCPR é formar profissionais com habilidades comportamentais que são decisivas para o sucesso organizacional, como: boa comunicação, trabalho em equipe; facilidade nas relações interpessoais e resiliência. Estas competências são fundamentais para a convivência em uma empresa e para o sucesso do processo de estágio.

Ciências Contábeis - Profa. Elenice Cacia Bittencourt Teixeira

O curso de Ciências Contábeis da PUCPR forma profissionais éticos, com capacidade técnica e formação integral, moldando o perfil crítico para atuar nas diversas áreas do segmento corporativo. O aprendizado do estudante o leva a desenvolver capacidades para atuar nas áreas financeira, tributária, trabalhista, auditoria, perícia e controladoria. Com estímulo para promover características fundamentais, como autonomia, cooperação, senso crítico, honestidade e dedicação, nosso estudante segue princípios orientadores do processo de ensino e aprendizagem na graduação da PUCPR.

Por que buscar um estudante ou profissional formado em Ciências Contábeis pela PUCPR? 

  • Curso reconhecido pelo MEC (2009).
  • Curso com conceito máximo no exame ENADE/MEC (2013).
  • Curso 4 estrelas no Guia do Estudante (2015).
  • Melhor curso norte paranaense no ranking RUF/Folha São Paulo (2015).
  • Estudante preparado com simulações das atividades contábeis ao longo do curso.
  • Estudante participa de pelo menos um projeto de responsabilidade social em sua formação.
  • Forte conteúdo complementar ao ensino, como atividades de extensão e pesquisa, fóruns, palestras, seminários, visitas técnicas e iniciação científica.

Teologia - Prof. Frei Ildo Perondi

O estudante de Teologia tem o compromisso com a verdade a respeito do ser humano, da sociedade, de Cristo e da Igreja. O curso forma profissionais que atuam nas Igrejas, e também é uma opção para quem quer desenvolver trabalhos pastorais, comunitários, de promoção social e atuar em ONGs (gratuitamente ou de forma remunerada). O curso é destinado também a pessoas interessadas em aumentar a cultura geral e religiosa e que desejem fundamentar e cultivar a sua espiritualidade.

Psicologia - Prof. João Juliani

A formação no curso de Psicologia da PUCPR está baseada em propostas de aprendizagem que favorecem a união de conceitos teóricos com a prática. As parcerias com a comunidade dão a oportunidade de convivência dos estudantes com situações reais.

O Projeto Pedagógico prevê a possibilidade de o estudante realizar estágio curricular não-obrigatório. Este tem por objetivo capacitar o estudante em sua carreira profissional, propiciando o aprimoramento nas ênfases de processos clínicos, educacionais, de gestão e de saúde e qualidade de vida.

O estudante de Psicologia pode atuar junto a instituições privadas e públicas, em empresas, institutos, organizações governamentais e não-governamentais, organizações religiosas, clinicas e hospitais. A realização do estágio curricular não-obrigatório exige que a empresa onde é feita a atividade ofereça condições de aprendizagem e acompanhamento do estagiário. O estudante de Psicologia da PUCPR – Câmpus Londrina poderá contribuir com a sua organização e também ser beneficiado por uma experiência real de atuação.

Engenharia de Produção - Profa. Dra. Erica R. Takano Natti

O Programa de estágio tem o objetivo de colocar o estudante em situações reais da Engenharia de Produção, possibilitando o alinhamento da vivência prática profissional com os conhecimentos adquiridos no curso, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências para o efetivo desempenho profissional.

Os estudantes do curso de Engenharia de Produção podem atuar em diversos setores da indústria, como nas áreas de planejamento e controle da produção, controle e gestão da qualidade, engenharia econômica, desenvolvimento de produtos, logística, manutenção e consultorias. Além disso, realizam estágios em várias empresas de diversos setores, como: Sandoz, Bemis, Adama Brasil e Companhia Cacique de Café Solúvel.

Cadastro de Empresas

Organizações interessadas em ofertar vagas de estágio e/ou em contratar estudantes da PUC Londrina:

Serviço de Apoio Pedagógico - SEAP

O Serviço de Apoio Pedagógico (SEAP) proporciona o atendimento psicopedagógico a estudantes da PUCPR que apresentam indicadores de dificuldades de aprendizagem e de integração social. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar, resguardando o sigilo e os princípios éticos.

O SEAP recebe, identifica, encaminha e acompanha os estudantes, desenvolvendo ações integradas com os diversos setores da comunidade universitária, contemplando a prevenção, orientação, intervenção e busca de soluções para os conflitos e problemas pessoais ou de grupos relativos à realidade acadêmica.

O objetivo do SEAP é proporcionar subsídios para minimização ou solução das dificuldades de ordem psicológica ou pedagógica do estudante. Além de acompanhar o desenvolvimento acadêmico, O SEAP também acompanha o estudante em sua trajetória de formação profissional e promove o aprimoramento dos hábitos de estudo. Também é objetivo proceder à identificação e orientações ao universitário com deficiência permanente ou transitória, ou ainda síndromes específicas, para promoção de seu desenvolvimento acadêmico.

Procedimentos de encaminhamento

Os estudantes podem chegar ao SEAP por meio de:

  • Busca espontânea – quando o estudante procura o SEAP sem indicação de nenhum docente.
  • Encaminhamento pelo corpo docente ou coordenação do curso – quando o corpo docente ou a coordenação do curso identificar alguma dificuldade de ordem psicológica ou pedagógica que interfere na vida acadêmica do discente.   

Programas

  • Atendimento individual psicopedagógico (avaliação preliminar, orientações e encaminhamentos).
  • Programas específicos do Núcleo de Prática em Psicologia.
  • Oficinas de aprimoramento de hábitos de estudos e estratégias de aprendizagem.
  • Interação entre os ingressantes: “Bate-Papo Calouro”

Contato

Prof.ª Ana Priscilla Christiano
E-mail: [email protected]

Prof. João Juliani
E-mail: [email protected]

Telefone: (43) 3372-6077

Trabalho Discente Efetivo (TDE)

Implantado na PUCPR desde 2015 em todos os cursos de graduação, o Trabalho Discente Efetivo (TDE) está incorporado às atividades dos estudantes do Câmpus Londrina em disciplinas teóricas e práticas presenciais.

São diversas práticas realizadas à distância que complementam as aulas tradicionais e também utilizam metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Para que isto se tornasse realidade, o Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP)

 

promoveu oficinas de capacitação dos professores e, em 2016, mais de 90 TDEs foram elaborados e disponibilizados aos estudantes logo no início do período letivo junto aos Planos de Ensino.

Além da contribuição efetiva na formação das competências específicas de cada curso, os TDEs promovem os princípios da graduação da PUCPR: autonomia, dedicação, honestidade, cooperação e senso crítico.