Destaque - 03 out 2019

Doutorando do PPGTS participa de auditoria internacional no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Heber Videira, orientado pela Profa. Dra. Beatriz Luci Fernandes foi um dos responsáveis pela preparação da documentação e recepção dos auditores da QUANUM

O doutorando Heber Videira, orientado pela Profa. Dra. Beatriz Luci Fernandes foi um dos responsáveis pela preparação da documentação e recepção dos auditores da QUANUM – Quality Management Audits in Nuclear Medicine Practices da Agência Internacional de Energia Atômica – IAEA. Heber atua como físico médico e supervisor de proteção radiológica do serviço de medicina nuclear e da unidade produtora de radiofármacos do InRad/HCFMUSP.

Doutorando do PPGTS da PUCPR participa de auditoria na USPHeber é físico, proprietário e diretor técnico da empresa Medical Physics do Brasil (MPB) e supervisor de proteção radiológica do serviço de medicina nuclear (SMN) e da unidade produtora de radiofármacos (CinRad) do InRad/HCFMUSP.

O InRad HCFMUSP, criado em 1994, tem como missão promover o conhecimento científico, por meio as atividades de ensino, pesquisa, formação e capacitação de recursos humanos, prestação de serviços de atenção à saúde e tratamento na área de diagnóstico por imagem e oncologia terapêutica.

Dos 74 serviços de medicina nuclear já auditados até hoje pela IAEA, o SMN/InRad/HCFMUSP, foi considerado o melhor serviço da especialidade, pois dos 270 itens examinados, 94,4% estavam em conformidade, conferindo padrão de excelência ao Centro de Medicina Nuclear.

Esse reconhecimento marca os 70 anos do Laboratório de Isótopos, que começou a funcionar em outubro de 1949, e foi o primeiro laboratório no país a trabalhar com material radioativo para fins medicinais e os 60 anos do Centro de Medicina Nuclear, cujo início de atividades aconteceu em 26 de janeiro de 1959 e se tornou o primeiro centro de formação de especialistas em Medicina Nuclear no país. O feito marca também os 25 anos do Instituto de Radiologia (InRad) que incorporou o Centro de Medicina Nuclear em 2001.