Destaque - 23 set 2019

PPGTS recebe professor da Universidade de Oregon em palestra sobre o zebrafish como modelo animal para pesquisa

Na quarta-feira, dia 18 de setembro, o PPGTS recebeu a visita do Dr. Michael Kent, da Universidade de Oregon, um dos pioneiros no estudo do zebrafish como modelo animal para pesquisa. Na ocasião, Dr. Kent ministrou uma palestra sobre o tema e compartilhou suas experiências de pesquisa com os alunos e professores da PUC/PR.

O zebrafish (Danio rerio), peixe popularmente conhecido no Brasil como paulistinha, tem se destacado como modelo animal para pesquisa nos últimos anos. É um animal que possui semelhança entre 70 a 80% com o mapa genético dos seres humanos e que pode ser utilizado em diferentes áreas do conhecimento. Sua utilização em pesquisas apresenta vantagens como a alta taxa de reprodução, o tempo reduzido de desenvolvimento quando comparado com outros animais e o corpo transparente que auxilia nos experimentos.