Destaque - 02 jul 2018

Estudantes da Escola Politécnica da PUCPR desenvolvem estação de reparos rápidos para bicicletas

Projeto ficou entre 30 melhores ideias do Renault Experience

Os estudantes da PUCPR Diego Rocha, de Engenharia de Produção, Luis Alfredo Zanciskoski, Engenharia Mecânica, e Henrique Gabardo, Engenharia da Computação, desenvolveram na disciplina de Planejamento Estratégico e Marketing do 2° semestre de 2017 o Bike Helper – uma estação de reparos rápidos para bicicletas. O projeto, com uma temática relacionada à mobilidade urbana, foi inscrito no Renault Experience (RX) e ficou entre as 30 melhores ideias entre as 350 inscritas.

O Bike Helper, ideal para ciclistas que necessitam realizar reparos e manutenções em suas bicicletas de maneira prática e segura, foi finalista da fase Business Lab do RX – passando pelo processo de desenvolvimento da metodologia, busca sobre informações de mercado, operações e financeiras.

“O que foi bacana é que o projeto se iniciou em uma atividade dentro de uma disciplina e que integrou visões de várias engenharias. Este foi um grande ponto forte dos meninos. Visões diferentes e a mesma motivação de participar e aprender cada vez mais”, conta a professora da Escola Politécnica Rafaela da Rosa Riesemberg.

Sobre o Bike Helper

As estações compactas são equipadas com ferramentas e possuem bomba de ar para calibração dos pneus. Ao acessar o Bike Helper, o ciclista tem acesso a uma plataforma com instruções e dicas de manutenção, promovendo um maior conhecimento do usuário em relação ao funcionamento da bicicleta.

A instalação de um Bike Helper em um estabelecimento público ou privado é um incentivo para que os frequentadores utilizem bicicletas como meio de transporte alternativo, pois trará segurança e oportunidade dos usuários realizarem manutenções regulares em seus equipamentos sem a necessidade de se deslocar para oficinas especializadas.

Para apoio aos usuários, a proposta foi desenvolver um aplicativo que informa a localização das estações e que também oferece dicas de manutenção e cuidados com a bike. O projeto incentiva o uso da bicicleta, o qual traz benefícios relacionados à mobilidade urbana, qualidade de vida e sustentabilidade.