Escola Politécnica - 04 out 2017

PUCPR Câmpus Toledo sedia campeonato de foguetes focado no empreendedorismo

II Mostra de Foguetes misturou conhecimento técnico e empreendedorismo

Sucesso no ano passado, a Mostra de Foguetes do curso de Engenharia de Produção da PUCPR Câmpus Toledo teve sua segunda edição no dia 26 de setembro. Alunos do Ensino Médio acompanharam o lançamento dos foguetes criados pelos acadêmicos e a equipe campeã foi Gamp III, com um foguete que percorreu 81.50 metros.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção da PUCPR, professor Robson Luciano de Almeida, explica o projeto incentiva o trabalho em equipe entre os estudantes. “Buscamos desenvolver a proatividade e o empreendedorismo, tais habilidades podem impactar no perfil do profissional. Desejamos que esse estudante busque sempre alcançar um determinado objetivo e, se for necessário, a competição, que ela aconteça de uma maneira saudável”.

Ele ainda destaca que o campeonato é uma atividade motivacional e que já na primeira edição houve grande receptividade entre os estudantes, daí a ideia de manter a competição. “É uma ação diferenciada da Universidade e ofertada para os nossos acadêmicos”, comenta o professor.

O campeonato é promovido pela disciplina de Física Experimental. Nele, os estudantes aplicam os conceitos de Física na construção e lançamento de foguetes movidos à pressão construídos a partir de garrafas PET. A equipe vencedora é aquela em que o foguete atinge a maior distância.

O docente da disciplina, professor Joel Cordeiro Júnior, afirma que o projeto aproxima os estudantes da física. “O campeonato promove o trabalho do conteúdo teórico na prática. É um desafio proposto de aplicação dos ensinamentos teóricos”.

Afinal: Por que foguete? Júnior esclarece que é uma maneira lúdica de ministrar os ensinamentos. “O curso tenta abordar, de maneira ampla e genérica, tudo que se envolve tecnologia. Por sua vez a física é uma das disciplinas básicas do curso de graduação. Enquanto professor procuro trazer aos alunos uma aplicação de tecnologia que seja simples, objetivo e prática”, finaliza.