Laboratório de Doenças Infecciosas Emergentes (LEID)

O Laboratório de Doenças Infecciosas Emergentes (LEID) é coordenado pelo Professor Felipe Tuon, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da PUCPR e localizado no primeiro andar do bloco 11.

O LEID atua em pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e divulgação científica em quatro linhas de pesquisas:

Doenças infecciosas emergentes

Diante dos desafios apresentados pelas doenças infecciosas emergentes e reemergentes o LEID desenvolve pesquisas relacionadas aos mecanismos de resistência bacteriana aos agentes antimicrobianos, testes de sensibilidade a drogas, avaliação de compostos e fármacos com ação antimicrobiana, bem como a pesquisa básica em microbiologia.

Engenharia reversa

Outra abordagem do LEID é o desenvolvimento de pesquisas na área de engenharia reversa que tem como objetivo produzir espaçadores temporários, próteses para reconstrução óssea pós trauma e para cranioplastia e próteses pós traumatismo crânio-encefálicos com material biocompatível e com atividade antimicrobiana, de baixo custo e customizável.

Engenharia de tecidos e biomateriais

Na área de engenharia de tecidos e biomateriais o foco é no desenvolvimento de matrizes que possibilitem regenerar, reparar ou substituir tecidos irreversivelmente lesados, tanto na estrutura quanto na funcionalidade.

Inovação

E por fim, a linha de pesquisa em inovação desenvolve tecnologias inovadoras com o intuito de reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

Felipe Francisco Bondan Tuon

[email protected]

Possui graduação em Medicina pela UFPR (2002), Residência em Clínica Médica e Residência em Infectologia pela USP São Paulo. Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP (2011). Atualmente é Professor Programa de Pós-graduação da PUCPR. Pesquisador na área de epidemiologia e resistência das Infecções bacterianas, biofilmes e engenharia tecidual. Faz parte de editoral de revistas internacionais. Atualmente vem desempenhando atividades de programação e tecnologias na área da Saúde. Coordenador do Laboratory of Emerging Infectious Diseases da PUCPR.

Paula Hansen Suss

[email protected]

Possui Graduação em Biologia (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Doenças Infecciosas Emergentes da PUCPR, nas áreas de microbiologia, biofilmes, biomateriais, descelularização e banco de tecidos humanos.

sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.