Destaque - 29 nov 2018

Comemoração do dia Mundial de Prevenção de Lesão por pressão (LP) acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro.

No dia 20 de novembro, comemoramos o dia Mundial de Prevenção de Lesão por pressão – LP.
Lesão por Pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma saliência óssea ou também nos locais de uso dos dispositivos médicos (sondas, drenos, cateteres). Pode se manifestar com pele íntegra, mas também como ferida aberta, antigamente denominada de “Escara de decúbito”..

Estas lesões constituem um dos mais frequentes e sérios eventos relacionados à segurança do paciente, pois além do sofrimento para o paciente e familiares, pode levar à infecção e até mesmo causar a morte além de aumentar o tempo de internação e os custos para o sistema de saúde.

Desta forma, nestes dias 27 e 28 de novembro a equipe de residentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da Escola de Ciências da Vida, alunos do Curso de  Graduação em  Enfermagem, Pós Graduação de Enfermagem em Estomaterapia da PUCPR, O Serviço de Educação Continuada e a Enfermeira do Serviço de Estomaterapia do Hospital Universitário Cajurú desenvolveram uma atividade dinâmica junto às equipes de enfermagem do hospital visando lembrar a data e principalmente sensibilizar os profissionais para a prevenção.

Esta atividade foi coordenada pelas Professoras do Curso de Enfermagem, Profª Ana Rotília Erzinger e Marisa Inês Corradi e faz parte da disciplina de Segurança do Paciente e do Profissional.