Projetos em Andamento

BASES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DA BIOÉTICA CLÍNICA, HUMANIZAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS

A linha de pesquisa Bases e práticas interdisciplinares da bioética clínica, humanização e cuidados paliativos estuda as questões bioéticas relacionadas às práticas assistenciais de saúde nos âmbitos coletivo e individual, que emergem tanto do desenvolvimento tecno científico quanto das inter-relações que se estabelecem entre profissional-paciente-família. As pesquisas da linha fundamentam-se em uma visão integral do indivíduo no que diz respeito às práticas de cuidado nas mais variadas situações, onde este é requerido, quer em instituições de longa permanência, ambulatórios, hospitais, homecare e outras instâncias. O foco do estudo está nas questões próprias da bioética clínica no que diz respeito às formas e qualidade do cuidado em saúde, no processo de morrer e nos conflitos bioéticos que derivam de tais situações, sobretudo no contexto dos cuidados paliativos, da política nacional de humanização e do desenvolvimento da moralidade e da identidade profissional no campo da saúde.

BIOÉTICA AMBIENTAL e BEM ESTAR ANIMAL

O avanço tecnológico, econômico e cultural do ser humano promoveu o seu distanciamento da natureza. Embora essa estratégia de sobrevivência tenha propiciado a uma espécie animal possibilidades infinitamente mais aprimoradas, o resultado não tem sido benéfico em todos os segmentos, resultando em dilemas morais. Assim, a retomada de valores éticos que norteiam a conduta do ser humano, na busca de restabelecer um convívio harmonioso com a natureza e ampliar os horizontes do discurso ético para além da esfera humana é fundamental para que todas as espécies em presentes e futuras gerações tenham o direito de disfrutar de um meio ambiente, a fim de proteger a vida e toda biosfera. Ao se pesquisar a ética e a bioética ambiental, procura-se despertar em cada cidadão o esforço em superar o antropocentrismo, conduzindo a compreensão do certo e errado. Deve-se considerar que as condutas ambientais praticadas até então, as práticas culturalmente enraizadas, o excesso de informação e as tentativas de sensibilização não tem sido o suficiente, sendo necessário reeducar, papel importantíssimo atribuído à educação ambiental. A grande mudança apontada por Hans Jonas na atualidade é que o homem, com o novo poder da técnica moderna, a qual deixou de ser compreendida apenas como um instrumento e passou a ser considerada um movimento e um poder autônomo, tornou-se capaz de modificar a essência de todo o reino da vida. Desta forma, a Bioética ambiental ressurge no cenário científico na busca de um novo olhar sobre a relação do homem diante da vulnerabilidade da natureza. Para alcançar esses resultados pretende-se realizar estudos quanto a percepção ambiental de diferentes parcelas da sociedade e a sua percepção como coautores de mudanças urgentes e necessárias, na busca da fundamentação ética que permeia essa relação. A inclusão da vida extra-humana ao mundo da ética, mais do que propor uma “naturalização” da ética ou mesmo o fim do especismo, tem o desafio de superar o forte dualismo presente na cultura ocidental, seja em relação do homem com a natureza, do homem com Deus ou do próprio homem com ele mesmo. A busca dessa unidade e de uma reconstrução harmônica exigirá do homem um novo convívio, pois como parte e fruto da natureza, a sua relação deve ser dar no sentido de viver-com a biosfera e não em querer submetê-la a um viver-sob a dominação e o constrangimento humanos com o auxílio do poder tecnocientífico. Também pretende-se levantar a reflexão e buscar soluções consensuais e justas por meio da aplicação do método Bioética para questões emergentes como fatores desencadeadores de problemas vinculados à ecologia urbana, pragas urbanas, poluição, parques urbanos, crise hídrica bem como, subsidiar e propor metodologias de ação e avaliação que visem estimular mudanças de conduta e que encaminhem estudantes e diferentes profissionais a se mobilizarem em prol da retomada dos valores ambientais.

Palavras-chave: Bioética ambiental, educação ambiental, sustentabilidade.

Linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade

Coordenação: Profª. Drª. Marta Luciane Fischer

BIOÉTICA E EDUCAÇÃO

O diálogo teórico entre Bioética e a Educação, se efetiva na pesquisa e na análise interdisciplinar dos processos formativos, das metodologias de ensino/aprendizagem, das políticas e da cultura educacional. A contribuição da Educação nesta Linha de Pesquisa é proporcionar a reflexão sobre os processos educativos (formais e informais) nas diversas áreas do conhecimento que implicam na formação ética e bioética dos sujeitos. A instituição escolar é um espaço de formação cidadã e ética e suas práticas educacionais revelam as formas de resistência/incorporação do conhecimento científico, as relações de poder e as políticas públicas. Os objetivos são: Analisar como os avanços científicos nas diversas áreas têm impactado o campo da educação e da organização/reorganização dos saberes; Analisar como as políticas de educação voltadas à cidadania, diversidade cultural, multiculturalismo, inclusão social e escolar, humanização, ética e outras têm sido formuladas e executadas nos espaços educacionais, Analisar como os processos formais e informais de ensino e aprendizagem na área da saúde consideram os elementos culturais, o contexto social e as práticas sociais dos sujeitos envolvidos, Analisar a formação para a humanização e a ética na formação universitária na área da saúde e investigar a formação em Bioética em diferentes instituições de ensino.

Linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade

Coordenação: Profª. Drª. Valquiria Elita Renk

Palavras-chave: educação, bioética, interdisciplinaridade, políticas educacionais.

BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS

Com a intensidade de recursos biotecnológicos que possibilitam, por exemplo, aumento da longevidade da população, bem como o prolongamento do processo de morrer, há necessidade de uma nova postura na assistência em saúde. No caso de pacientes e suas famílias que enfrentam problemas relacionados a doenças que ameaçam à vida, deve-se dar ênfase à qualidade da vida que ainda pode ser vivida, entendendo a morte como um evento natural e compreendendo que o sofrimento e a dor não estão apenas no plano biológico, mas também no plano psicossocial e espiritual – esta é a filosofia dos cuidados paliativos. Dada a complexidade teórica e prática dos cuidados paliativos, ainda há muito a ser explorado e debatido. Assim, o foco deste projeto está nas questões envolvidas no cuidado e acompanhamento daqueles que se defrontam com doenças ameaçadoras à vida, no processo de morrer e nos conflitos éticos que derivam do contexto de cuidados paliativos.

Palavras-chave: Bioética clínica. Cuidados paliativos. Qualidade de vida

Linha de Pesquisa: BIOÉTICA, HUMANIZAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS

Coordenação: MARY RUTE GOMES ESPERANDIO

BIOÉTICA E SAÚDE PÚBLICA

Este projeto contribui com a Bioética nas interfaces possíveis e necessárias do diálogo com a Saúde Pública. Busca identificar os problemas e desafios éticos nas políticas públicas, considerando a equidade, a proteção, e a justiça no acesso à saúde de indivíduos e populações. Este projeto relaciona os conflitos éticos interpostos pelas medidas de saúde pública considerando as relações entre Estados, indivíduos, sociedade e organizações afetadas e a responsabilidade moral destes agentes. Considerando prioritária a proteção dos mais vulneráveis, ciclos de vidas são ponderados como análise e proteção nas pesquisas realizadas neste projeto, como infância, juventude e envelhecimento. O modo de vida relacionado às desigualdades sociais, no contexto das determinações sociais e ambientais que afetam a saúde, e as múltiplas faces de violação dos direitos humanos nas populações também são desfechos e investigações dialogadas nesse projeto. A dignidade nas relações humanas entre pacientes e profissionais da saúde que envolve a autonomia dos sujeitos, suas escolhas, dilemas e empoderamento para cidadania são importantes reflexões e pesquisas também realizadas. Desde condições para nascer, sobre como nascer e viver com as desigualdades de acessos potencializa ou não a saúde e a vida dos indivíduos; doenças crônicas, urgentes e emergentes e a epidemiologia da carga global das doenças também fazem parte dos estudos neste projeto.

Palavra chaves: Bioética e Saúde Pública

Linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Caroline Filla Rosaneli

BIOÉTICA GLOBAL, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS.

Considerando a relação interdisciplinar entre humanidades e ciências da vida como um dos alicerces da bioética, este projeto pretende contribuir com este campo de estudo com vistas à melhor compreensão de conflitos éticos identificados no hodierno processo de planetarização das relações humanas nas diferentes esferas, sociais, econômicas, políticas, religiosas, culturais e de saúde. Para tanto, desde uma perspectiva crítica e à luz da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos estuda-se contextos, práticas e situações que expõem as pessoas a maior vulnerabilidade.

Palavras-chave: bioética; saúde; direitos humanos; políticas públicas; diversidades

Linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade

Coordenação: THIAGO ROCHA DA CUNHA

 

BIOÉTICA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE MORAL E PROFISSIONAL NO CAMPO DA SAÚDE

A prática profissional no campo da saúde exige tomada de decisões e comportamentos ligados à moralidade. O desenvolvimento da moralidade, central na formação de uma identidade profissional, se dá a partir de um processo de socialização e internalização de valores. O objetivo geral do projeto é analisar o desenvolvimento da moralidade e da identidade profissional no campo da saúde. Para isso, estuda a formação de identidade profissional, identidade moral e a Bioética nos cuidados em saúde. O projeto utiliza métodos qualitativos e quantitativos. Entre os métodos qualitativos destacam-se entrevistas narrativas e áudio-diários. Já nos métodos quantitativos questionários voltados para avaliação do desenvolvimento e raciocínio moral. A Bioética ao contribuir para uma análise crítica da moralidade, seus fundamentos e promover uma interlocução de diferentes áreas traz o fundamento essencial como referencial para análise do processo de formação da identidade profissional e desenvolvimento da moralidade na área da saúde. Com isso, podemos propor estratégias para uma formação com menos pontos cegos e maior inclusão. Além disso, estimular aos estudantes e aos profissionais refletir sobre os valores da profissão e compreender os conflitos morais e seus resultados, assim como, propor estratégias pessoais e institucionais para lidar com os conflitos e a formação profissional.

 

Palavras-chave: Identidade, Bioética e Moral.

Linha de Pesquisa: Bioética, Humanização e Cuidados Paliativos

Coordenação: Prof. Dr. Renato Soleiman Franco

CIDADES INTELIGENTES PARA QUEM ? BIOÉTICA, CIDADANIA E INCLUSÃO

Este projeto se situa como uma proposta inovadora na área da Bioética, uma vez que intenciona articular diversas frentes e áreas de estudo que transpõe a abordagem teórica em prol de investigar questões de inserção social, sistemas e situações  que levam à exclusão de pessoas ou grupos vulneráveis no espaço urbano. A sinergia da perspectiva de bioética com o esforço em construir e pensar Smart Cities abarca questões envolvendo o desenvolvimento sustentável, integração de tecnologias de informação, automação até a conectividade entre grupos e pessoas. A pesquisa em Bioética agrega as intervenções contemporâneas de buscas de alternativas para melhor qualidade de vida nas cidades. Como campo de estudo de natureza dialogante, mediador, deliberativo, a Bioética propicia a identificação de argumentos e valores de agentes e pacientes morais na intermediação de soluções justas e factíveis que visem a promoção da vida e do bem comum. Assim o projeto se abre para estudos críticos da realidade social no espaço urbano: cidadania, sustentabilidade social e ambiental, identificação de processos de inclusão/exclusão, protagonismo social, entre outros.

Palavras-chave: Cidades inteligentes; Bioética; Inclusão; Sustentabilidade; protagonismo social.

Linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade

Coordenação: Prof. Dr. Mário Antonio Sanches

ÉTICA, CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA.

Área de Concentração: BIOÉTICA

Linha de Pesquisa: BIOÉTICA, CIÊNCIA E SOCIEDADE

Natureza do Projeto: PESQUISA

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Data de Início: 01/03/2017

Data da Situação: 01/03/2017

Descrição: O presente projeto discute as bases da ética e da ciência, frente a velocidade, a extensão e a abundância de possibilidades científicas e tecnológicas principalmente no campo das biotecnologias. Essas novas possibilidades exigem um diálogo aberto para além das fronteiras locais e das ciências particulares, de modo a perceber com clareza o verdadeiro significado da ciência em sociedade. Embora o auxílio da ciência seja cotidiano em nossa vida, e os avanços da técnica necessários para a nossa sobrevivência, é preciso questionar como o conhecimento produzido pode auxiliar no bem-estar da humanidade, sem exclusões injustificáveis e nem desequilíbrios ecológicos. As expectativas em torno dos avanços das biotecnologias são muitas, principalmente no que se refere a melhoria da qualidade de vida, no alívio da dor, na superação das limitações humanas através do aprimoramento do genético humano. Essas possibilidades têm fortes implicações sociais, éticas, antropológicas e ambientais, que impactam na reprodução humana, no planejamento da parentalidade, nos conceitos de liberdade e autonomia, entre outros, o que faz aumentar a responsabilidade da ação.

Palavra-chave: Ética – Ciência – Bioética – Biotecnologias

Linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade

Coordenação: ANOR SGANZERLA

HUMANIZAÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE

Área de Concentração: BIOÉTICA

Linha de Pesquisa: BIOÉTICA, HUMANIZAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS

Natureza do Projeto: PESQUISA

Situação do Projeto: EM ANDAMENTO

Data de Início: 03/03/2013

Data da Situação: 03/03/2013

Descrição: No contexto atual de assistência em saúde faz-se necessário o desenvolvimento de competência humana e relacional nas práticas de assistência em saúde – o que chamamos de humanização do cuidado. O cuidado em saúde deve considerar a construção de trocas solidárias e comprometidas com a produção de saúde, e também de laços de cidadania, olhando cada sujeito em sua integralidade e como sujeito de um processo coletivo cuja dignidade deve ser sempre preservada. O respeito e a preservação de sua dignidade perpassam pelo seu direito e garantia de acesso ao uso democrático dos benefícios decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico disponíveis, de acordo com as suas necessidades, considerando as dimensões biológica, psicossocial e espiritual. Neste sentido, o presente projeto busca discutir sobre a humanização nas várias faces do processo saúde-doença-cuidado e estudar as variáveis intersubjetivas que permeiam atitudes, ações e tomadas de decisões dos profissionais de saúde.

Palavras-chave: Humanização da Assistência em Saúde. Integralidade em Saúde. Assistência espiritual.

Linha de Pesquisa: BIOÉTICA, HUMANIZAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS

Coordenação: CARLA CORRADI PERINI

PROJETO BIOÉTICA CLÍNICA: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

As inovações terapêuticas crescem em ritmo acelerado nas últimas décadas e exigem dos profissionais de saúde um contínuo processo de avaliação ética, social e política. Este projeto de pesquisa, portanto, com o foco na bioética clínica, versa sobre: a) os elementos que precisam fazer parte da deliberação para a tomada de decisão nos contextos clínicos; b) metodologias de análise de conflitos éticos que surgem frente a assistência em saúde; c) incorporação de elementos sociais, culturais e políticos na análise de conflitos envolvendo as relações interpessoais em saúde; d) propostas de adequação das estruturas de assistência em saúde para promoção da deliberação ética entre as partes envolvidas no processo terapêutico; e) análise bioética das inovações em saúde no contexto clínico; f) formação de profissionais de saúde com responsabilidade social.

Palavras-chaves: Bioética clínica. Conflitos éticos. Deliberação. Relações interpessoais em saúde. Inovação.

Coordenador: Prof. Dr. José Eduardo Siqueira Docentes: Prof. Dr. Alberto Paulo Neto, Prof.ª Dr.ª Carla Coradi Perini, Prof. Dr. Mário Antônio Sanches e Prof. Dr. Thiago Rocha da Cunha

PROJETO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE FAMÍLIAS E VULNERABILIDADES

Este projeto pretende somar-se ao esforço nacional de compreender e analisar as condições de famílias em regiões vulneráveis, visando dar suporte para políticas públicas em prol do fortalecimento dos vínculos familiares. Objetivo: Analisar, a partir da verificação da dinâmica familiar em áreas vulneráveis do Brasil, as diferentes dimensões de vulnerabilidades que afetam as famílias nas comunidades estudadas. Metodologia: a pesquisa pode ser compreendida como exploratória e analítica com abordagem quanti e qualitativa. A pesquisa será realizada a partir de revisão de literatura e levantamento de dados que são produzidos e divulgados por órgãos de pesquisa, institutos e órgãos oficiais. Está prevista também pesquisa de campo, que será efetivada por realização de entrevistas semiestruturadas em diversas localidades e em diferentes Estados do Brasil. Resultados esperados: Considerando o projeto como um todo, pode-se identificar alguns possíveis resultados, tais como: a) Análise comparativa sobre a dinâmica familiar em distintas regiões vulneráveis; b) Mapeamento da dinâmica familiar em relação às suas fases nas diversas regiões vulneráveis; c) Caracterização das diversas vulnerabilidades familiares em busca da construção de índice de vulnerabilidade familiar; d) Análise do impacto das políticas públicas sobre as famílias vulneráveis; e) Identificação de boas práticas de assistência com impacto no fortalecimento do vínculo familiar.

Palavras Chaves: Família; Vulnerabilidade; Bioética; Saúde; políticas públicas.

Coordenador: Prof. Dr. Mário Antônio Sanches

Docentes: Prof. Dr. Anor Sganzerla , Prof.ª Dr.ª Caroline Filla Rosaneli e Prof. Dr. Thiago Rocha da Cunha

TEOLOGIA, BIOÉTICA E ESPIRITUALIDADE

Este projeto tem por objetivo abordar os conflitos entre teologia e os avanços das biociências, entre espiritualidade e o conhecimento científico; o modo como a espiritualidade responde aos impasses e possíveis alternativas levantadas pela teologia que são relevantes para a bioética; uma compreensão antropológica da dimensão corpórea do ser humano. A vida segundo o espírito se apresenta como a fonte originária da qual flui o verdadeiro ser do ser humano: sob o aspecto da presença e sob o aspecto da unidade. A dimensão espiritual abre o ser humano para realidades que estão além de sua estrutura somática e psíquica. Assim, a doença, a dor, o sofrimento e a própria morte recebem uma nova significação que ajuda a superar e a integrar essas realidades adversas. Nesta perspectiva, a bioética e a espiritualidade dão-se as mãos, pois confluem no terreno do sofrimento humano, sua vulnerabilidade, sua morte. Provoca e promove a consecução do bem superior que consiste no alívio do sofrimento da pessoa que padece, sua vulnerabilidade, sua decisão (cuidados paliativos) e sua morte.

Palavra chaves: Teologia. Bioética. Espiritualidade. Cuidados Paliativos. Morte

Linha de Pesquisa: Bioética, Humanização e Cuidados Paliativos

Coordenação: Prod. Dr. Waldir Souza

Exigências para Obtenção de Títulos

A duração do curso de mestrado em Bioética é de 24 meses, nos quais o estudante deve cumprir um número mínimo de 40 créditos, sendo assim distribuídos: disciplinas e seminários totalizando 27 créditos; elaboração e aprovação da dissertação que somam 10 créditos e atividades complementares que somam 3 créditos.

Impacto na Sociedade

A Bioética, tem como princípio o exercício da ética prática, seja no desenvolvimento de pesquisas teóricas ou aplicadas. O PPGB se destaca nacionalmente e internacionalmente por desenvolver pesquisas na área ambiental, social, educacional e na saúde. Como impactos diretos na sociedade destaca-se: a Bioética Institucional com pesquisa, formação e atuação em Comitês de Pesquisa com seres humanos, animais e comissão de ética hospitalar; a Bioética na mídia com veiculação da perspectiva bioética em questões de interesse social em linguagem adaptada para diferentes públicos; o desenvolvimento de pesquisa de inserção da perspectiva Bioética na educação básica; e a atuação no segmento dos Direitos Humanos promovendo o empoderiamento, protagonismo e autonomia do cidadão.

Plano de Desenvolvimento Institucional

A PUCPR, desde 2011, possui um projeto denominado Excelência no <i>Stricto Sensu </i>, com o objetivo de internacionalizar os programas para atingirem os conceitos 6 e 7 e para promover a transdisciplinaridade e a inovação nas diferentes áreas do conhecimento, especialmente em suas áreas estratégicas. Alguns dos diferenciais dessa proposta são o PIBIC Master (permite que estudantes talentosos cursem simultaneamente a graduação e a pós-graduação stricto sensu e desenvolvam parte de sua pesquisa em uma instituição estrangeira muito bem qualificada), a sintonia com a sociedade e o foco em inovação.

A instituição deve estar ainda em constante preocupação com mudanças de necessidades da sociedade, com alinhamento/realinhamento à critérios da CAPES e orientada a desenvolver-se internacionalmente, tendo a internacionalização como seu grande norteador na busca de qualidade em ensino e pesquisa.

Cada programa de Pós-Graduação deve atender aos critérios fixados pelo comitê da área a qual pertence, portanto, o planejamento estratégico de cada programa e a fixação de critérios de funcionamento necessitam considerar essa realidade.

Os critérios da área precisam ser objeto de discussão anual no âmbito do programa, para a adoção de ações corretivas necessárias e adequadas no decurso do quadriênio. Cada programa tem o compromisso de estruturar e readequar anualmente seu planejamento estratégico em busca da excelência. Além disso, os programas são estimulados a repensar suas linhas de pesquisa de forma a se adaptar às rápidas mudanças que ocorrem nos cenários internacional e nacional.

Esse dinamismo e flexibilidade da Pós-Graduação deve sempre satisfazer o critério de qualidade tanto na formação de mestres e doutores como no desenvolvimento da pesquisa e inovação, visando essencialmente o aprimoramento da sociedade. Desta forma, é solicitado anualmente uma revisão do planejamento estratégico de cada programa contendo, pelo menos, os tópicos:

i. Missão e Visão do programa;

ii. Parecer anual resumido de avaliador externo; a avaliação anual por membro externo é uma prática institucional realizada desde 2006, que permite avaliar anualmente o desempenho de cada programa segundo critérios da área;

iii. Pontos fortes, fracos, oportunidades e riscos (Elaboração da matriz SWOT evidenciando fatores externos e internos), tendo em vista os objetivos para os quadriênios atual e seguinte;

iv. Metas (objetivos quantificáveis) estabelecidas para a consolidação e desenvolvimento dos pontos fortes e tratamento dos pontos fracos;

v. Ações (processos) necessárias para atingir as metas, responsáveis e instrumentos de acompanhamento; neste tópico o coordenador e colegiado devem se envolver para  pensar em redimensionamento de corpo docente e de corpo discente, critérios para credenciamento/recredenciamento, infraestrutura, processo de seleção, estratégias para aumento de captação de recursos, de citações e de inovação dentre outros itens;

vi. Texto preliminar de autoavaliação do programa, cobrindo os últimos quatro anos e com descrição contendo pelo menos: etapas do processo de autoavaliação; análise dos resultados e alcance de metas; ações necessárias para sua consolidação e internacionalização;

O documento do PDI (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL) apresenta os planejamentos estratégicos de todos os programas alinhados ao planejamento institucional, contendo Missão, Visão, Matriz SWOT, CANVAS e <i>road map</i>, provendo informação sobre necessidades e pretensões dos programas para os quadriênios 2017-2020 e 2021-2024 de avaliação da CAPES.

Repercussão

Em decorrência da atuação da Bioética em questões atuais e urgentes, somado a natureza multidisciplinar e integrativa, o PPGB frequentemente configura nas mídias televisivas, de radiodifusão e digitais. Concomitantemente o corpo docente do Programa é convidado para palestras, debates, bancas, assim como para parcerias e consultorias de questões ligadas à Bioética Institucional e atividades educacionais, composição de sociedades acadêmicas e organização de eventos científicos. No âmbito internacional o PPGB firma inúmeras parcerias com órgãos como a UNESCO, Rede Ibero-americana de Bioética e a Duke University.

Ações Sociais da Bioética – O caminho do diálogo 2016 e O caminho do diálogo 2018