Via Crúcis
Primeira à quinta Estação

Foto: João Borges. Acervo PUCPR.

A Via Crúcis é o caminho percorrido por Jesus, do julgamento à sua morte, no entanto, na obra de Euro Brandão é acrescida a estação complementar da Ressurreição. Formada por quinze quadros, organizados em dois conjuntos, as obras estão fixadas sobre estrutura metálica modulada, manufaturada em metal amarelo. Cada estação é separada por quadrados lineares em metal, tendo como um dos elementos de conexão a pintura sobre madeira. As obras são unidas por conjuntos com dois ou três quadrados diagonais formalmente dirigidos de forma binária. Dispostas de forma assimétrica a fim de compor a arquitetura da Capela Universitária Jesus Mestre, a obra é composta por dois conjuntos, da primeira à quinta estação na entrada, e da sexta à décima quinta estação na lateral direita do altar.

1ª Estação

Jesus é condenado à morte.

2ª Estação

Jesus toma cruz aos ombros.

3ª Estação

Jesus cai pela primeira vez.

4ª Estação

Jesus encontra sua mãe (Maria).

5ª Estação

Jesus recebe ajuda por Simão de Cirene.

• Curitiba, PR (1924 – 2000)
  • Engenheiro, professor, político, escritor e artista plástico

Formado em Engenharia Civil e Filosofia pela UFPR, Euro Brandão destacou-se pelos múltiplos talentos. Com intensa atuação em órgãos públicos, na década de 1970 foi Secretário Estadual de Transportes e Ministro da Educação. Presidiu o Círculo de Estudos Bandeirantes, fez parte da Academia Paranaense de Letras e foi um dos fundadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da qual foi reitor no período de 1986 a 1998, assim como idealizador do Salão Nacional de Arte Religiosa. Artista plástico de formação autodidata, teve aulas com Guido Viaro na década de 1940. Recebeu Menção Honrosa do Salão Paranaense de Belas Artes, em 1944. Participou com desenhos e pinturas em vários salões de arte no Brasil e no exterior. Sua obra é representada por cenas urbanas e folclóricas, pinturas históricas e de arte sacra, sendo que esta última o consolidou como expoente da arte religiosa do Paraná.