Mural da Fundação da PUCPR

Foto: Fernando Augusto. Acervo Centro de Memória PUCPR.

O Mural da Fundação representa a mesa diretiva e três grupos de pessoas que são as autoridades e personalidades que constituíram a história da PUCPR. O mural ilustra por meio de fragmentos arquitetônicos os espaços significativos da Universidade como a fachada da antiga instalação do Colégio Santa Maria acompanhada pelo escudo Marista com a frase Illuminari ad Illuminandum “ser iluminado e dever ser iluminado”, acima, na parte superior a fachada da Capela Universitária Jesus Mestre, na lateral a torre da caixa d’água com símbolo da PUCPR.

AnteriorPróximo
Execução do Mural da Fundação,1989. Foto: Fernando Augusto.

• Lapa, PR (1939 – 2021)
  • Escultor, gravador, pintor, professor

Descrito pelo Prof. Ivens Fontoura como um pilar da arte abstrata paranaense, Fernando Rogério Senna Calderari ao longo da sua trajetória tem entrelaçado a arte e a docência. No período de 1959 a 1962 estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sendo aluno de Erbo Stenzel, Guido Viaro, Leonor Boteri, Theodoro De Bona e Waldemar Freyesleben. Foi premiado em 1961 com medalha de prata no Salão Paranaense de Belas Artes e considerado pelo júri do II Salão de Curitiba como Melhor Artista Paranaense. Cursou gravura no Museu de Arte Moderna em 1965, com Edith Behring e Roberto de Lamonica.  Lecionou nos ateliês de Gravura do Centro de Criatividade de Curitiba e com Poty Lazzarotto na Casa da Gravura. Foi diretor do Museu Alfredo Andersen e docente na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) até meados de 1990. Na PUCPR participou das comissões de seleção e premiação dos Salões Nacionais de Arte Religiosa, promovidos pelo Museu Universitário entre os anos de 1980 e 1990. As obras de Calderari fizeram parte de exposições coletivas e individuais e podem ser apreciadas em diversos espaços da Universidade e em diferentes suportes como pinturas, murais, desenhos e gravuras.  É professor da Escola de Belas Artes da PUCPR.

• Imbituva, PR (1960)
  • Desenhista, pintor

Vicente Paulo Nunes estudou Cartazismo, Letrismo e Propaganda no SENAC/SC- Serviço Nacional do Comércio (79), Blumenau SC e Serigrafia (81) no Solar do Barão, Curitiba PR. É bacharel em pintura (86) e licenciado em desenho (88) pela EMBAP. Estudou litogravura (87) no Solar do Barão e Desenho para Artistas (90) com Francisco Faria na UFPR. Contudo, tem se dedicado também a repassar o conhecimento e experiência ministrando aulas de Desenho e Pintura no Educandário de São Francisco, Piraquara – PR e na Galeria Cocaco, além de participar de exposições coletivas e individuais. Foi parceiro de Fernando Calderari na realização do Mural da Fundação (88) da PUCPR.

(Informações transcritas da obra, FONTOURA, Ivens. Arte na PUCPR: www.artenapuc.pucpr.br. Curitiba: Champagnat, 2009).