Serviço de Urgências e Emergências Médicas

O Serviço de Urgências e Emergências Médicas da PUCPR oferece atendimento aos estudantes, professores, colaboradores e visitantes em casos de urgência e emergência, tais como:
– Desmaios ou alteração da consciência (mal-estar / mal súbito).
– Sinais potencialmente graves (dor torácica, cefaleia intensa ou falta de ar).
– Alteração de dados vitais (pressão elevada, taquicardias e febre).
– Acidentes com traumatismos.
– Cuidados de enfermagem (aferição da pressão arterial e curativos).

Horário de funcionamento: Segunda a sexta feira: 7 às 23h – Sábado 7 às 18h

Em caso de emergência ligue:
Telefone: (41) 3271-1550
Celular: (41) 9.9911-7862

Você pode ainda se dirigir diretamente à unidade:
Localização: Campus Curitiba – Bloco 2 – Azul – Térreo, Próximo à Praça de Alimentação.

A Universidade possui cobertura de “Área Protegida” por empresa especializada em serviço de remoção com UTI móvel, com profissionais especializados e equipamentos de última geração para atendimentos de urgências e emergências 24 horas.

Em caso de emergência fora de horário de atendimento do SUEM ligue: (41) 3271 1200

Prevenção de Acidentes e Combate a Incêndios

A PUCPR possui Brigada de Incêndio composta por brigadistas formados e capacitados para atuar em situações de emergências orientando os estudantes, professores e colaboradores a respeito de prevenção de acidentes e combate a incêndios.
Contamos também com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ativa em todos os câmpus fornecendo informações a respeito de segurança, reduzindo riscos e eliminando possíveis acidentes nos locais de trabalho.
Em casos de incêndios,  as edificações possuem um sistema de alarme que deve ser acionado por botoeiras que estão estrategicamente posicionadas para desocupação das edificações pelas rotas de fuga e portas de emergência. Os prédios possuem portas de emergências, extintores e hidrantes para serem utilizados pela Brigada de Incêndio.

Dispomos de Plano de Atendimento a Emergência (PAE), por edificação.

Para dúvidas, questionamento e contribuições acione o SESMT da PUCPR – (41)  3271-1209

O SESMT está localizado na Rua Comendador Roseira, nº 599 no Prado Velho.

Alarme de incêndio

O alarme de incêndio será o sinal de desocupação do edifício, servindo também de acionamento da brigada.

Para uma ação mais efetiva da Brigada, é necessário que os professores e líderes de setor tenham ciência da responsabilidade que têm sobre a comunidade acadêmica. Toda vez que soar o alarme de incêndio, deve ser entendido como emergência, os professores serão responsáveis pelo abandono da sala, devendo ser o último a sair do local, após certificar-se de que todos os alunos saíram e fechar a porta.

Por vezes o alarme será acionado para treinamento da Brigada, os chamados simulados, estes treinamentos são realizados para que a Brigada tenha conhecimento das possíveis falhas no processo de abandono de área, podendo trabalhar para correção e adequação.

Sempre que soar o alarme, direcione-se para o ponto de encontro, localizado na parte externa da edificação. Em caso de simulado, todos serão informados no ponto de encontro. Colabore com a Brigada, deixe seus materiais na sala, a prioridade é a vida e a integridade física. Após a avaliação da Brigada, do setor de manutenção e da administração, a área será liberada para retorno.

Abandono de área

Com o objetivo de preparar os ocupantes das edificações do Campus para um rápido e eficiente abandono de área, em caso real de incêndio ou qualquer outra emergência.

Em virtude do grande número de vítimas que os incêndios têm causado nos locais de maior concentração humana, principalmente edifícios e, tendo como causas principais à falta de conhecimento dos melhores locais de saída, pânico, correria, pessoas retidas em elevadores e outras falhas, se faz necessário o planejamento e a execução de exercícios de abandono de emergência.

Para uma ação eficiente dos Brigadistas, é importante que todos tenham conhecimento dos meios de proteção existentes na edificação.

As nossas edificações estão dotadas dos seguintes Sistemas de Segurança:

 

BRIGADA DE EMERGÊNCIA – Equipe de colaboradores treinados para atuar em caso de emergência

EXTINTORES DE INCÊNDIO – equipamentos para combate a princípio de incêndio

HIDRANTES – Os Hidrantes e Extintores estão dispostos em todos os setores e corredores do Campus, evite obstruir o acesso a esses equipamentos e sempre que observar irregularidade comunique a brigada, jamais danifique ou permita que façam sabotagem nestes equipamentos.

ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA: – acionados automaticamente em caso de queda de energia

SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA – Placas indicativas que encaminham para a saída de emergência mais próxima.

ESCADA DE EMERGÊNCIA – local protegido e seguro para saída rápida da edificação;

PONTO DE ENCONTRO – local aberto, do lado externo da edificação, onde todos deverão permanecer até que sejam orientados a retornar ao prédio.

 

Segurança no Câmpus

vigilantes especializados e central de monitoramento com câmeras estrategicamente posicionadas em diversos pontos da Universidade, com o objetivo de zelar pela segurança de toda a comunidade acadêmica.

Diante de qualquer necessidade, basta acionar pelos contatos:

Telefone: (41) 3271-1200

Orientações à comunidade acadêmica

  1. Solicite apoio da Segurança sempre que houver necessidade ou em qualquer situação suspeita;
  2. Ao estacionar o carro, verifique se as portas e vidros estão fechados e se o alarme foi acionado;
  3. Não deixe objetos pessoais e de valor em locais abertos;
  4. Contate a segurança sempre que se envolver em alguma ocorrência para registro dos fatos.