Planeta PUC

Planeta PUC - 31 jul 2018

Como realizar grupos de estudo de maneira eficiente

Quatro questões que precisam ser pensadas antes para tornar a aprendizagem mais efetiva

Já te contamos aqui algumas vantagens de estudar em grupo. Mas para que todos esses benefícios sejam alcançados, é preciso se organizar com foco no objetivo de fazer com que tudo ocorra da melhor forma. Caso contrário, o momento de aprender pode se tornar um verdadeiro caos ou simplesmente não render.

É justamente pelo intuito de reunir diferentes pessoas que se torna difícil criar um plano de trabalho eficiente para todos os participantes do grupo. Por isso, selecionamos alguns passos que tornam esse trabalho mais simples.

Veja quatro questões que você precisa levar em consideração na hora de montar um planejamento de estudos e prepare-se para ficar satisfeito com a sua produtividade e a da sua equipe:

1.O quê?

Comece definindo os temas que serão estudados. Seja específico, não deixe o assunto muito amplo para que o grupo consiga manter o foco. Ao invés de dizer que irão estudar biologia, estabeleça qual área vão abordar – genética, por exemplo. Vocês podem ainda escolher determinadas lições do livro que usam na sala de aula, se os integrantes forem da mesma turma ou escola

2. Com quem?

Para montar o grupo, escolha pessoas com as quais você tenha afinidade e que sabe que também estão interessadas em se preparar para o vestibular. Todos precisam se comprometer em focar no conteúdo. Além disso, não forme um grupo muito grande. O ideal é reunir até seis pessoas. Assim vocês conseguem se concentrar e evitar dispersões.

3. Onde?

O local onde vão se encontrar também precisa contribuir para o estudo. Ele deve ser calmo, isolado, sem distrações. Um café, por exemplo, não é a melhor ideia, já que está sempre cheio de gente entrando e saindo, o que dificulta a concentração. Vocês podem ir para a biblioteca (se tiver um espaço reservado, em que possam interagir sem incomodar os outros) ou para a casa de alguém – mas fiquem longe da televisão e da cozinha, ok? 😉

4. Como e por quanto tempo?

Também é necessário definir como os estudos serão conduzidos. Todos vão ler algo e depois discutir? Vocês farão exercícios? Realizarão testes entre si? Encontre uma forma que seja boa para todos. Defina isso previamente (pode ser no dia anterior da reunião). Vocês não querem perder preciosos minutos do dia de estudo, querem?  Além disso, estabeleçam um tempo limite pois isso ajuda a manter o foco.

Dicas para deixar o grupo de estudos ainda mais efetivo:

Prepare-se para o encontro – estude antes e leve todas as suas dúvidas e anotações. Isso vai fazer sua produtividade aumentar e pode ajudar outro colega também.

Peça para um expert no assunto participar – se você conhecer alguém que é especialista no assunto do grupo de estudos de vocês, ou mesmo outro estudante que conhece mais sobre o tema, peça para ele participar e compartilhar seu conhecimento. Todo mundo agradece!

Faça pausas para relaxar – cuidado para não ficarem focados “demais”. Façam algumas pausas para comer algo, relaxar e conversar sobre outras coisas. Isso também é importante para a fixação dos assuntos estudados.

Seguindo essas dicas, você vai ver que estudar em grupo não só é uma excelente ideia, como também pode servir para você se aproximar de seus colegas. Assim, além de mais conhecimento, você ganha novos amigos!

Boa sorte!