Planeta PUC

Planeta PUC - 02 ago 2018

Como escolher a universidade certa para você

Se você pensou que o curso é o único dilema na sua caminhada de vestibulando, achou errado

A vida dos vestibulandos conta com vários dilemas. O maior deles é escolher a futura profissão e optar por um curso. Mas mesmo depois que essa decisão é tomada, ainda resta descobrir em qual lugar você irá se formar.

A universidade pública pode ser considerada um sonho pra muita gente. Apesar disso, o desejo de estudar “de graça” é impedido, seja pela alta concorrência, pelas más condições de ensino ou outros fatores.

Mas então, como ter a certeza de fazer a escolha certa entre as mais de 2.300 instituições de ensino superior no Brasil ou mesmo nas quase 200 do Paraná? Aqui separamos alguns pontos para se prestar atenção nesse momento. Afinal, não importa só no que você vai se formar, mas onde e como.

1. Preparação para o futuro

Antes mesmo de ingressar para o ensino superior é preciso pensar no que virá depois dele. A universidade deve estar atenta às tendências e possíveis mudanças no mercado de trabalho para formar profissionais que atuarão nele. Estude qual é a visão das instituições que você pretende ingressar, veja se elas oferecem orientação para estágio, se possuem parcerias com empresas e se a partir delas poderá dar início à uma carreira brilhante. Olhar pelo lado oposto também é legal: pesquise se as empresas têm certo tipo de preferência para alguma instituição e o porquê disso!

2. Infraestrutura

Considerar as condições físicas é essencial. Preste atenção desde os aspectos mais básicos, como elevadores, rampas de acesso, quantidade de banheiros até aqueles mais complexos como presença de laboratórios e estúdios. Serão anos convivendo com os problemas ou benefícios da infraestrutura e essa situação é agravada especialmente em áreas que dependam de um estudo prático de qualidade, como é o caso de cursos ligados à saúde, comunicação ou então os que lidam com design e arquitetura.

3. Corpo docente

Mesmo que as condições de estudo sejam perfeitas, são os professores que darão a segurança do que você estará aprendendo.  Inicialmente, busque pela titulação dos professores. Quanto mais mestres e doutores houver, significa que o corpo docente tem mais atuação em pesquisa e amplo conhecimento na área em que leciona. Em seguida, procure a especialização de cada professor e também qual sua atuação no mercado de trabalho. Muitas vezes, a experiência prática conta tanto quanto a bagagem teórica.

4. Foco de atuação

Por conta da grande diversidade de universidades, elas acabam se direcionando para diferentes linhas de formação. Algumas focam na produção científica, isto é, incentivam o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de estudo. Esse estudo aprofundado, no entanto, demanda dedicação quase total do aluno em cursos, quase sempre, com carga horária integral. Esse é o caso da maioria das universidades públicas. Em contrapartida, existem aquelas direcionadas a pessoas que já estejam no mercado de trabalho. Essas priorizam atividades práticas e oferecem um estudo mais conciso.

5. Grade curricular

Se você é um vestibulando decidido e já sabe o que quer cursar, vale se adiantar e explorar a grade do curso. Com ela, além de conhecer as matérias que vai ter, passa a saber para qual área de atuação a formação vai ser conduzida. Uma grade de jornalismo que contém muitas disciplinas práticas de produção, gravação e edição, por exemplo, certamente é direcionado à atuação no audiovisual. Por outro lado, a mesma formação composta de uma carga teórica alta em conteúdos como história e sociologia, formará profissionais mais teóricos.

7. Egressos

Já parou para investigar quem já estudou no lugar em que você pretende entrar? Conhecer os egressos da sua futura universidade permite mensurar qual o nível de influência na sociedade que certa instituição vem exercendo ao longo dos anos. Além disso, eles também demonstram a reputação que ela possui. Se tiver acesso a alguém que já passou por lá, não deixe de tirar todas as suas dúvidas e perguntar a opinião da pessoa. Não se esqueça que grandes universidades são reconhecidas também pelas pessoas notáveis passaram por elas.

Por mais que seja uma das difíceis escolhas a serem feitas neste período, a universidade que você irá cursar pode definir toda a sua trajetória profissional. Por isso, esteja aberto às opções e seja criterioso ao avaliar cada uma delas. Uma outra dica que pode facilitar esse processo são rankings como o RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo) e o THE (Times Higer Education).

Boa escolha e boa sorte!