Sem categoria

Sem categoria - 01 set 2017

Universidade se destaca com 59 cursos estrelados no Guia do Estudante 2018

Seis graduações obtiveram a classificação máxima e 34 foram avaliadas como muito boas

Os cursos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) se destacaram novamente no ranking do Guia do Estudante Profissões Vestibular, da Editora Abril. Nesta edição, a Universidade teve 59 cursos estrelados, sendo seis deles classificados como cinco estrelas, considerados excelentes: Administração, Marketing, Pedagogia, Educação Física (Licenciatura), Filosofia e Matemática; 34 como quatro estrelas, avaliados como muito bom, e 19 como três estrelas, conceituados como bom.

Dos seis cursos considerados como excelentes, quatro são da Escola de Educação de Humanidades da Universidade. Para Kleber Candiotto, decano da Escola, o bom resultado é decorrente de um planejamento de ações cada vez mais integrado entre os cursos. “Temos como objetivo ofertar aos estudantes uma formação profundamente comprometida com as demandas educacionais e sociais do presente e do futuro”, explica.

Para o coordenador de Educação Física (Licenciatura) Rafael Kanitz Braga, “o retorno positivo é resultado da boa proposta pedagógica das licenciaturas”, explica. “Em Educação Física, um ponto que chama a atenção é a infraestrutura inovadora que o curso oferece. Um exemplo é o uso do Laboratório de Jogos Virtuais Ativos, que permite a utilização da gamificação na aprendizagem”, conta. No curso de Matemática, o coordenador Gilmar Bornatto comenta que o sucesso se deve aos professores altamente qualificados e dedicados. “Seguimos uma proposta de metodologia de ensino inovadora, com uma proposta curricular disruptiva”, analisa.

Filosofia se destacou no ranking, segundo o coordenador Geovani Viola Moretto Mendes, devido à consolidação do corpo docente capacitado, engajado e com forte atuação na pesquisa. “Realizamos convênios e intercâmbios com universidades que são referência nacional e internacional, o que tem tornado a graduação reconhecida”, relata. Já para Daniele Saheb, à frente dePedagogia, o curso conquistou cinco estrelas devido ao trabalho integrado de professores e estudantes. “Buscamos ouvir as percepções dos alunos e docentes sobre o curso e desenvolvemos ações coletivamente”, diz.

Além destes, dois cursos se mantiveram com a pontuação máxima no ranking: Marketing e Administração. Para Miriam Stolses Mazo, coordenadora de Marketing, o resultado vem da dedicação dos professores e alunos e do método de aprendizagem empregado. “Isto é fruto do investimento que a PUCPR tem feito no curso em termos de aprendizagem ativa, aulas diferenciadas, English Semester, entre outras atividades de empreendedorismo e inovação”, explica. Já para Allan Inácio, à frente de Administração, a qualidade reconhecida por diversos rankings e pelo MEC faz parte de uma construção coletiva em que a participação de todos é fundamental.

As informações constarão na publicação impressa do GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir da metade de outubro. Confira a classificação dos cursos da PUCPR no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2018:

CURITIBA

*****

Administração, Marketing, Pedagogia, Educação Física (Licenciatura), Filosofia e Matemática.

****

Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Design de Moda, Direito, Educação Física (bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Sistemas de Informação,Psicologia, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Ciências Econômicas, Enfermagem, Publicidade e Propaganda, Química, Ciências Sociais, Física, História, Letras e Música.

***

Biotecnologia e Bioquímica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Jornalismo, Relações Públicas e Teatro.

LONDRINA

Direito.

***

Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

MARINGÁ

Direito.

Administração e Filosofia.

TOLEDO

***

Administração, Agronomia, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Contábeis, Engenharia da Produção, Medicina Veterinária e Psicologia.