Reitoria

Reitoria - 15 mar 2019

PUCPR celebra 60 anos com homenagens e ações sociais

Universidade festejou a data inaugurando um marco e oferecendo serviços à comunidade

* matéria produzida por Ana Cláudia Iamaciro e Gabriela Küster Solyom (estudantes do 3º período de Jornalismo da PUCPR)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) comemorou, na última quinta-feira (14), o 60º aniversário. A data foi celebrada com uma série de evento no câmpus de Curitiba: missa, inauguração de uma placa comemorativa, homenagem a figuras públicas importantes na história da universidade e uma grande parceria com a Prefeitura de Curitiba, que incluiu uma apresentação da Camerata Antiqua da cidade e uma feira com diversos serviços de cidadania, além de palestras e oficinas. O evento foi aberto à comunidade e recebeu grande público.

A Missa Solene teve início às 8h30, na Capela Universitária Jesus Mestre, com a participação de professores, estudantes, colaboradores e autoridades municipais. A celebração contou com apresentação do Coral Champagnat e discurso do reitor. Em seguida, houve a inauguração do marco comemorativo que homenageia as pessoas que marcaram a história da Universidade.  “Teve um grande contingente de pessoas que, antes de nós, abraçou essa causa de levar adiante este sonho. Essas pessoas assumiram o sonho como missão de vida, até torná-lo uma realidade”, disse o reitor. No discurso, ele também agradeceu aos professores, benfeitores, gestores e todos os colaboradores. “Souberam vencer com solenidade e competência todos os percalços que os desafiaram”.

O último evento das comemorações solenes aconteceu na Biblioteca Central, que, neste ano, celebra 25 anos de fundação. Foram honrados durante cerimônia três personalidades importantes na consolidação da Universidade como a melhor do Paraná: Dom Pedro Fedalto, Grão-Chanceler e Arcebispo emérito de Curitiba; Irmão Clemente Ivo Juliatto, reitor emérito da PUCPR; e Irmão Cláudio Girardi, que dirigiu a universidade. Todos receberam placas de condecorações, ao que se seguiu a uma apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, que realizou um concerto em agradecimento aos serviços prestados pela universidade ao município.

Feira de serviços

A Prefeitura de Curitiba, com apoio da PUCPR, ofereceu uma grande feira serviços gratuitos, que teve a participação de quatro secretarias e duas fundações municipais, além da Secretaria da Mulher. Quatro estudantes da Escola de Ciências da Vida e Medicina contribuíram com o trabalho do Centro de Orientação e Testagem para o HIV, Hepatite B e C e Sífilis. A Secretaria da Saúde também ofereceu orientações sobre a saúde bucal e instruções sobre leptospirose e dengue.

Um ônibus lilás que funciona como unidade móvel de atendimento à violência contra as mulheres foi cedido pelo governo para fornecer informações e orientações a mulheres que são agredidas verbal ou fisicamente. A Fundação de Ação Social (FAS) fez, por meio do Sine Móvel, cadastramento e encaminhamento para oportunidades de vagas de empregos, além da emissão da carteira de trabalho.