Planeta PUC

Planeta PUC - 25 maio 2018

Psicóloga da PUCPR traz dicas para você escolher sua carreira

Escolher a carreira que irá exercer durante a vida é, na maioria das vezes, uma decisão complexa e difícil. Nesta etapa, a ajuda de um profissional qualificado é fundamental. Quando feita por um especialista, a orientação tem como objetivo facilitar a escolha do estudante, levando em conta aspectos como o conhecimento de si mesmo, da realidade e da escolha do curso. “Por meio de atividades que promovem o autoconhecimento, a compreensão da realidade e que auxiliam na escolha propriamente dita procuramos tornar a decisão do jovem a mais consciente, autônoma e prazerosa possível. Trabalhar naquilo que se gosta sempre é melhor”, conta a professora de Psicologia da PUCPR Viviane Tetu.

Segundo a especialista, algumas questões devem ser analisadas no momento da escolha profissional:

– Na área do autoconhecimento: pense no que você gosta; o que faz bem; onde se sentiria bem trabalhando e quais são as principais características da sua personalidade.

– No campo da compreensão da realidade: avalie que tipo de profissão condiz com as suas características e interesses; quais os cursos de graduação ou técnicos proporcionam conhecimentos na área; quais as instituições de ensino que oferecem esses cursos; qual a grade curricular; qual o salário base de cada profissão de interesse e como está o mercado de trabalho.

– Já para a escolha propriamente dita: entenda como conseguir suportar a ansiedade de uma prova; quais as influências você pode sofrer no processo de escolha (que podem ser familiares, de amigos ou sociais); e tenha em mente que a escolha implica em deixar de lado uma série de outras atividades que também poderiam ser de seu interesse.

Esta escolha nem sempre é prazerosa – seja por questões econômicas, pessoais ou familiares. “Quanto mais conhecimento o estudante tiver sobre as reais condições de trabalho, mais a escolha será ajustada ao seu momento de vida e maior será sua capacidade de argumentação sobre seus reais interesses, capacidades e potencialidades”, indica Viviane. Por isso, conhecer a área escolhida é fundamental para o sucesso!

A psicóloga completa: “identifique o que quer ser, como buscar esta conquista e os motivos pelos quais não pode simplesmente seguir uma profissão que não lhe interessa, que não se sente capacitado a desempenhar, que não lhe trará o mínimo de satisfação pessoal”.

E aí, já pensou que rumo seguir?