American Academy

American Academy - 28 maio 2018

Seja um profissional preparado para enfrentar o mundo

Muito se fala na necessidade de formar cidadãos globais, capacitados para a tomada de decisões e com autonomia para sair da zona de conforto. Todas estas habilidades são cobradas dos profissionais de hoje, os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Além de uma formação acadêmica que proporcione este tipo de experiência, existem também outras formas de desenvolver tudo isso. Uma delas – e talvez a mais importante – é o intercâmbio universitário.

O intercâmbio tem um impacto positivo na vida acadêmica, profissional e pessoal do estudante. Cursando um ou dois semestres em uma universidade fora do Brasil, o acadêmico tem a possibilidade de criar um grande networking, fazer amizades, ter acesso à culturas, tecnologias e sistemas educacionais diferentes de sua realidade.  É um novo mundo que se abre, bem na frente dos seus olhos.

Internacionalizar o ensino superior não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para toda Universidade comprometida com a qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Os grandes desafios modernos de nossa sociedade, embora exerçam impacto local, são de alcance global – energia, sustentabilidade, cidades, saúde, direitos humanos, entre outros – portanto, suas soluções dependem da formação de líderes com visão e presença globais. A PUCPR decidiu assumir esta tarefa quando elegeu a internacionalização como prioridade institucional, e vê nos seus professores, colaboradores, estudantes e gestores, o talento, cumplicidade e criatividade para se atingir o ambicioso objetivo de ser uma Universidade verdadeiramente sem fronteiras.

A internacionalização na PUCPR

A PUCPR já é uma Instituição líder no Brasil em iniciativas voltadas para a internacionalização. Conhecer novas culturas, aprender idiomas, ampliar a visão de mundo e enriquecer a formação acadêmica. A Universidade oferece todas essas oportunidades por meio de iniciativas de vivência internacional. São mais de 200 instituições parceiras ao redor do mundo onde você pode realizar intercâmbio acadêmico. Em alguns cursos, é possível ainda adquirir a dupla diplomação: sua formação é reconhecida no Brasil e no exterior. A Universidade também oferece disciplinas integralmente em inglês por meio do English Semester, o Programa de Administração Internacional da Escola de Negócios e o American Academy – Programa de Graduação Internacional em parceria com a Kent State University (Ohio – EUA).

Os estudantes intercambistas contam com uma estrutura de suporte que os orienta na prospecção de oportunidades, apoio permanente durante o período no exterior e de ajuda na readaptação quando do retorno ao Brasil. Além disso, eles têm a oportunidade de interagir com uma crescente e vibrante comunidade de estudantes e professores internacionais.

E aí, ficou com vontade? Se tiver alguma dúvida, esclareça aqui.

Ah, e se você tiver dificuldades com línguas estrangeiras, na Escola de Idiomas da PUCPR, você tem a oportunidade de estudar oito diferentes idiomas, com professores qualificados e que possuem vivência internacional. São cursos regulares, intensivos e semi-intensivos, aulas de conversação, de língua estrangeira instrumental, serviços de tradução, além de preparatórios para exames específicos e aplicação de testes de suficiência, proficiência e TOEFL iBT.