Planeta PUC

Planeta PUC - 07 jun 2019

Planeta PUC: enfermagem humanizada e em expansão

Estudantes de Enfermagem simulam um parto e como funciona o atendimento às gestantes

Planeta PUC 2019

Partos podem parecer bem assustadores, não é? Depois de passar pela Simulação de Parto, organizada pelo curso de Enfermagem da PUCPR, talvez você mude de ideia. Na atividade, futuras enfermeiras mostram de forma resumida todas as etapas do contato entre enfermeiro e gestante até o momento de dar à luz: uma consulta de pré-natal, avaliações de rotina, a preparação durante o trabalho de parto e a chegada do bebê.

Em toda a simulação, professores e estudantes salientam a importância do contato entre a mãe e o bebê assim que ele vem ao mundo, do tempo que os dois passam juntos antes dos exames, e da primeira amamentação. “Tudo isso faz parte do que hoje é chamado de parto humanizado, e o enfermeiro é fundamental nisso”, explica a professora Maria Leoni Valle, que leciona a  disciplina de Enfermagem do Adulto.

Inscreva-se no Vestibular de Inverno

A equipe do curso e os participantes conversam sobre os novos campos de atuação que estão se abrindo para os enfermeiros, como o trabalho de doula, que dá suporte, cuida e acompanha as grávidas, e a enfermagem obstétrica, que permite a estes profissionais conduzir partos naturais, exames, e verificar alterações que ocorrem no momento do parto.

Planeta PUC 2019Outra dúvida muito grande de quem tem interesse no curso de Enfermagem é a diferença entre esta profissão e a atividade de um médico. Na conversa com os veteranos esta questão é rapidamente resolvida: médicos são responsáveis por investigar, tratar e medicar as doenças, enquanto os enfermeiros e enfermeiras prescrevem e administram os cuidados para que as pessoas possam se restabelecer o mais rápido possível.

Uma das principais ideias da atividade organizada pelo curso de Enfermagem da PUCPR é mostrar que uma equipe de saúde é formada por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, por exemplo, que têm diferentes atividades, mas igual importância no atendimento aos pacientes.

“O pessoal sabe que a enfermagem existe, mas não exatamente o que se faz. Ainda há uma dificuldade para distinguir os papeis e as responsabilidades. Nós procuramos mostrar que o enfermeiro faz a coordenação de equipes e quais os outros campos de atuação possíveis para este profissional”, explica a professora Maria Leoni.

Quer tirar suas dúvidas e entender melhor o curso de Enfermagem?

Vem para o Planeta PUC