Planeta PUC

Planeta PUC - 07 jun 2019

Planeta PUC 2019: Realidade Virtual auxilia busca por emprego

Por meio de óculos de realidade virtual e uma câmera capaz de filmar em 360º, público poderá simular entrevista profissional

realidade virtual planeta puc 2019 empregoInsegurança, medo e desconforto fazem parte da rotina de entrevistas, contribuindo negativamente, sobretudo para aqueles que estão buscando emprego. Com o objetivo de preparar ainda mais os estudantes e profissionais para a entrevista em busca de uma colocação profissional, a PUCPR desenvolveu, em parceria com o curso de Jogos Digitais, um modelo inédito para simulação de entrevistas: por meio de óculos de realidade virtual e uma câmera capaz de filmar em 360º, os estudantes e profissionais poderão transpor-se à frente de um profissional, respondendo algumas questões frequentemente feitas por avaliadores.

Coordenadora do PUC Carreiras, Isabela Cavalcanti de Albuquerque, explica que, além das respostas, é preciso estar atento a outros fatores, como postura, segurança ou ansiedade. “Com o novo modelo poderemos não somente demonstrar a realidade de uma entrevista, como também passar um feedback de diferentes pontos que podem ser desenvolvidos, e dar a oportunidade aos estudantes de assistir e fazer uma autoavaliação da entrevista. Queremos instruí-los para que possam mostrar todo seu potencial em um curto espaço de tempo”, diz.

O projeto é voltado a estudantes e egressos da instituição, contudo, também poderá ser utilizado pela comunidade em algumas ações sociais, como feiras de emprego. “É uma tecnologia inovadora e queremos disponibilizá-la para o maior número de pessoas, ajudando quem está em busca de um emprego. Desta forma, estamos abertos a participar de algumas feiras, por exemplo, levando o equipamento e realizando, na hora, uma avaliação dos resultados de cada candidato,” afirma Isabela.realidade virtual empregos e profissões pucpr

O simulador é utilizado pela primeira vez no Planeta PUC 2019 e está disponível aos visitantes. Os estudantes poderão ter acesso ao novo modelo por meio da plataforma on-line da instituição, até o fim do mês de junho.

Para o desenvolvimento do programa, foram utilizados três perfis fictícios de candidatos, em diferentes níveis: um estagiário, um recém-formado e alguém com experiência no mercado. Em relação aos avaliadores, a instituição convidou três profissionais com especialidade em recrutamento e seleção. A psicóloga Tais Targa, com formação em Dinâmica de Grupo, mestrado em Educação e Mudanças no mundo do Trabalho, e reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 (LinkedIn Top Voices); Zenidéia Oliveira Pinheiro, graduada em Gestão de Recursos Humanos, especializada em psicologia do trabalho, gestão de pessoas e entrevista por competência e Paula Boarin, graduada em Marketing, com MBA em coaching executivo, Master Internacional em Direção de Recursos Humanos e Organizações, e analista comportamental certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Em breve, o modelo de entrevista estará disponível também no Youtube, porém sem a possibilidade de avaliação dos resultados. Atualmente, a PUCPR já possui um sistema semelhante de realidade virtual, utilizado para a preparação dos estudantes em apresentações de trabalhos de conclusão de curso e monografias. Assim como no novo modelo, o sistema também possui auxílio de psicólogos e outros especialistas.

Você quer viver essas e mais experiências? Então visite o Planeta PUC!

Recomendadas para você