Planeta PUC

Planeta PUC - 22 maio 2018

Descubra em que perfil de estudante você se encaixa!

Adeque sua metodologia e aumente a qualidade do seu estudo

Diferentes formas de aprender inúmeros conteúdos. O leque de matérias de quem se prepara para o vestibular aumenta a cada ano. Pensando no tempo que cada um tem para estudar, aprender torna-se praticamente uma corrida contra o tempo, não é mesmo? Se este for o seu caso, não se desespere! Este post traz informações sobre que tipo de estudante você é, qual metodologia se adequa ao seu perfil e dá dicas de como absorver melhor o conteúdo estudado. Veja em qual deles você se encaixa:

Aquele que aprende de forma visual

Você gosta de aprender lendo e devorando livros, precisa de silêncio para se concentrar e é um observador por natureza? Se sua resposta foi sim, há grandes chances de ser um estudante “visual”. Assim, veja algumas táticas que podem funcionar para você:

– Utilize tabelas, fluxogramas e gráficos coloridos e deixe-os em locais de boa visualização. As cores podem ajudar na sua memorização.

– Construa imagens do que está lendo. Praticando a associação será muito mais fácil se lembrar do conteúdo na hora da prova.

Aquele que aprende ouvindo

Você aprende mais com sons, lendo ensinamentos em voz alta para memorizar, gosta de se expressar (e faz isso muito bem), e é um ótimo ouvinte? Então, provavelmente, você é um estudante “auditivo” – e vai se dar bem com estas dicas:

– Como seu foco é a audição, tente prestar mais atenção nas aulas do que copiar o conteúdo.

– Faça gravações das aulas, palestras ou seminários que participar e depois escute-as várias vezes.

– Participe de discussões sobre a matéria com amigos e professores. Ouvir a opinião dos outros lhe ajudará a lembrar melhor o que estudou.

Aquele que aprende colocando a mão na massa

Trabalhos manuais estão entre as suas preferências, você prefere aprender escrevendo, e a espontaneidade é uma característica forte? Se reconhece nesta descrição? Se sim, as dicas para você, que deve ser um estudante “cinestésico”, são estas:

– Tente participar de aulas práticas em laboratórios, aulas de campo ou atividades diferenciadas. Quanto mais dinâmica a aula, melhor!

– Associe o que está estudando a movimentos e gestos. Esse poderá ser um dos seus melhores métodos para memorização para você.

– Reescreva o conteúdo da matéria ensinada em sala.

Gostou das dicas? Então, agora é com você! Identifique o seu perfil e adapte sua metodologia de estudo. Isso o auxiliará muito durante seu processo de aprendizado. Lembre-se: o que importa é a qualidade do seu estudo, e não só a quantidade, ok? Os frutos de todo esse esforço serão vistos no vestibular!