Bolsas e financiamentos

Bolsas e financiamentos - 31 maio 2018

Conheça as possibilidades de Bolsas e Financiamentos da PUCPR

Para quem busca formação de qualidade e uma boa colocação no mercado de trabalho, a realização de um curso superior é fundamental. Alguns fatores, entretanto, podem vir a dificultar a concretização desse plano. Para que não seja preciso adiar o sonho de realizar um curso superior, a PUCPR oferece inúmeras formas de custear sua graduação:

• Financiamentos: governamentais e privados
  • Bolsas de estudos: 50% ou 100% pelo PROUNI
  • Bolsas institucionais: parciais concedidas pela própria Universidade
  • Outros benefícios: para estudantes participantes de projetos de Iniciação Científica ou grupos culturais na PUCPR

Confira algumas opções:

Bolsa Família (dois ou mais Integrantes): compreende o valor de 10% de desconto na mensalidade concedido para cada membro do grupo familiar a partir do 2º integrante, quando comprovado que 02 ou mais pessoas da mesma família estejam matriculadas e frequentando os cursos técnico (TECPUC), graduação e especialização (Lato Sensu e Stricto Sensu) da PUCPR.

Bolsa de Convenção Coletiva de Trabalho: são bolsas concedidas para funcionários/filhos e professores/filhos da PUCPR de acordo com o sindicato a qual o colaborador está lotado. Acesse aqui para conferir os percentuais de desconto.

Bolsa 1° lugar geral vestibular: concessão de bolsa de estudos no percentual de 100% (cem por cento) para o primeiro colocado no resultado geral do vestibular da PUCPR (Processo Seletivo de Verão e de Inverno).

Bolsa Alumni: destinada aos ex-estudantes que façam parte do programa Alumni e que tenham interesse em cursar uma segunda graduação.

Bolsa Dois Cursos: destina-se a concessão de 10% na menor mensalidade a estudantes que cursem dois ou mais cursos ao mesmo tempo na PUCPR.

Bolsa Teologia: concessão de bolsas de estudos para os estudantes do Curso de Teologia no valor fixado pelo Conselho de Curadores.

Bolsa Monitoria: é uma bolsa ofertada pela PUCPR para os estudantes que realizem a monitoria de uma determinada disciplina, podendo receber o benefício em desconto na sua mensalidade ou se possuir outro benefício de 100% (cem por cento), o valor será reembolsado ao estudante.

Outras formas de benefícios: o estudante pode receber uma bolsa por participar de um dos seguintes grupos culturais: Coral, Teatro, Orquestra e Dança.

Bolsa de Iniciação Científica: para participar no PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Para mais informações a respeito de inscrição e ou seleção, o estudante deverá estar atento às informações do site.

Bolsa Diplomados: desconto de 20% para formados nos cursos de graduação de outras instituições de ensino que pretendem fazer uma nova graduação. O ingresso do estudante na PUCPR deve ser realizado por intermédio do aproveitamento de curso superior, através da isenção de processo seletivo.

Veja algumas dicas sobre as opções oferecidas:

• PRAVALER

o O semestre pode ser pago em 1 ano;

o Valor do crédito corresponde a 100% da mensalidade;

o Taxa administrativa de 10%;

o Solicitação pode ser realizada a qualquer momento no semestre;

o Sem carência – Pagamento é realizado durante e após conclusão de curso;

o Inscrição e parecer direto com Pravaler;

• CREDIES

o Deve estar regularmente matriculado;

o Pagamento no dobro do tempo do curso;

o Valor do crédito corresponde a 50% da mensalidade;

o Taxa administrativa de 0,35% ao mês + 4,25 ao ano;

o Análise é realizada em até 48h;

o Atentar-se ao período de solicitação;

o Sem carência – Início pagamento no mês seguinte à conclusão de curso;

o Não inclui matrícula;

o Inscrição e parecer direto com Fundacred.

• CRÉDITO UNIVERSITÁRIO

o Pagamento do semestre em até 12 meses;

o Taxa de juros de acordo com o convênio entre o banco e a IES;

o Sem carência – Pagamento é realizado durante e após conclusão de curso;

o Não inclui matrícula;

o Inscrição e parecer direto com Banco (Bradesco).

• FIES

o Deve realizar ENEM;

o Não precisa estar regularmente matriculado;

o Inscrição FIES SELEÇÃO;

o Análise PUCPR;

o Contratação junto ao banco;

o Percentual de contratação pode chegar a 100%;

o Juros depende da modalidade contratada (FIES ou P-FIES)

o Carência – 12 meses após formado.

• PROUNI

o Deve realizar ENEM;

o Posteriormente inscrever-se no ProUni (de acordo com data determinada pelo MEC);

o Apresenta documentação comprobatória se for selecionado conforme datas MEC;

o Bolsa de 50% e 100%;

o Renda: Bolsa 50% até 3 salários mínimos (R$ 2.862,00) e bolsa 100% até 1 ½ salário mínimo (R$ 1.431,00);

o Abrange todos os cursos ofertados no vestibular da instituição;

• OUTRAS BOLSAS

o Bolsa família

▪ 10% de desconto na mensalidade concedido para cada membro do grupo familiar a partir do 2º integrante;

o Bolsa 1° lugar geral vestibular e 1° lugar geral Medicina

▪ Bolsa 100% para os primeiros colocados no resultado geral do vestibular da PUCPR (Processo Seletivo de Verão) e resultado geral do vestibular de Medicina.

o Bolsa Missão

▪ 10% para religiosos leigos e 20% para consagrados;

o Bolsa ALUMNI

▪ Destina-se a desconto para ex-aluno PUCPR para uma nova graduação;

o Bolsa 2 Cursos

▪ 10% na menor mensalidade a estudantes que cursem dois ou mais cursos ao mesmo tempo na PUCPR;

o Bolsa Teologia

▪ O estudante paga apenas R$ 153,00 na mensalidade;

o Bolsa Monitoria

▪ Valor variável de acordo com carga horária exercida;

o Outras formas de benefícios

▪ O estudante pode receber uma bolsa por participar de um dos seguintes grupos culturais: Coral, Teatro, Orquestra e Dança;

o Bolsa de Iniciação Científica

▪ Variável de acordo com projeto apresentado. Informações em www.pucpr.br;

o Bolsa Diplomados

▪ 20% de desconto para formados que pretendem fazer uma nova graduação.

Ficou com alguma dúvida? Se sim, clique aqui.