Planeta PUC

Planeta PUC - 22 maio 2018

Como saber se estou preparado para a Universidade?

O ambiente acadêmico oferece possibilidades não só no conteúdo como na forma de aprender

Pode parecer difícil de entender, em meio a tantos livros e exercícios, que o processo para entrar na Universidade não esteja relacionado apenas ao vestibular. Além dos conteúdos, a forma de estudar muda quase completamente da escola para o ensino superior.

O universitário tem mais liberdade para decidir a forma como quer interagir com todas as possibilidades que a vida universitária oferece. Por outro lado, ele também é mais responsável pelas suas ações. Essa relação liberdade-responsabilidade começa desde a escolha da profissão.

Segundo a professora Maria Beatriz Balena, Pró-Reitora de Graduação da PUCPR, é preciso se conhecer muito bem para fazer uma boa escolha. “Há 30 anos não havia tantas profissões, os cursos eram mais padronizados. Hoje existem várias formas de ingresso, diversas instituições de ensino e diferentes opções de cursos”, diz.

Apesar de possuir exigências do mesmo modo que a escola, a Universidade tem regras mais fluidas e ouve mais o estudante. Ele, por sua vez, deve alinhar a escolha profissional com um projeto de vida maior, que abranja sonhos, desejos e planos que não estejam relacionados somente à carreira.

“A PUCPR foca no desenvolvimento integral e oferece ao estudante a realização como pessoa independente da profissão que ele escolheu. Ainda que tenha feito uma primeira decisão errada, aqui nós temos formas de orientá-lo, ajudá-lo a melhorar as suas escolhas”, explica a professora Maria Beatriz.

Parece ainda mais difícil escolher o que fazer? Não precisa se preocupar. Saiba que, assim como você, a Universidade também se prepara para te receber. Pesquisas de mercado, desenvolvimento de novas tecnologias e contato com áreas de trabalho são só algumas estratégias para ofertar um ensino de excelência.

Você já pode começar esse processo

A PUCPR tem diversos programas para proporcionar a inclusão dos estudantes de Ensino Médio no dia a dia da Instituição. Alguns deles são: programas de pesquisa, PUC Tour, palestras dos coordenadores nas escolas e, claro, o Planeta PUC, em que futuros acadêmicos podem tirar suas dúvidas sobre inúmeros cursos com quem já está na Universidade!