Planeta PUC

Planeta PUC - 30 maio 2018

10 escritores da nova geração da literatura brasileira que você deveria conhecer

A literatura, assim como outras artes, traz em si o contexto social de sua época. Além da linguagem que se modifica com o tempo, a forma como a vida é retratada nos livros também se transforma de acordo com a evolução da sociedade. Antes, por exemplo, predominavam os ambientes rurais. Hoje, os enredos são muito mais urbanos. Não é que um tipo seja melhor que o outro. Ambas as literaturas – clássica e contemporânea – têm seu valor e sua beleza. É verdade que sempre tem aquele grupo que defende que “antigamente era melhor”, mas é preciso abrir a mente para também conhecer e aceitar a literatura que traduz o mundo que vivemos atualmente.

A Granta, uma das revistas literárias mais influentes do mundo, fez uma edição especial apresentando 20 dos melhores jovens escritores do Brasil. Para motivar você a conhecer essa nova geração da literatura nacional, reunimos neste texto dez dos escritores indicados pela publicação.

São eles:

Luisa Geisler: com apenas 19 anos, Luisa ganhou o Prêmio SESC de Literatura em 2010 e, dois anos depois, foi a mais jovem escritora selecionada para a lista da Granta.

Livros: Contos de mentira / Quiçá / Luzes de emergência se acenderão automaticamente

 

João Paulo Cuenca: formado em economia, João Paulo começou sua trajetória literária em 1999. Ele teve três romances publicados, obras traduzidas em cinco idiomas e algumas adaptadas para a TV.

Livros: Corpo presente / O dia Mastroianni / O único final feliz para uma história de amor é um acidente

 

Antônio Xerxenesky: foi um dos fundadores da Não Editora, uma editora dedicada a jovens autores gaúchos, e é responsável pela revista de crítica literária Cadernos de Não-Ficção.

Livros: Entre / Areia nos dentes / A página assombrada por fantasmas

 

Carol Bensimon: publicou contos nas revistas Ficções, Ficção de Polpa e Bravo!, e foi indicada para o Prêmio São Paulo de Literatura e para o Prêmio Jabuti.

Livros: Pó de parede / Sinuca embaixo d’água / Todos nós adorávamos caubóis

 

Julian Fuks: seu último livro, Procura do romance, foi finalista do Prêmio Jabuti, do Prêmio Portugal Telecom e do Prêmio São Paulo de Literatura.

Livros: Procura do romance / Histórias de literatura e cegueira / Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu

 

Carola Saavedra: suas obras já receberam o Prêmio APCA de melhor romance e o Prêmio Rachel de Queiroz. Foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti.

Livros: Paisagem com dromedário / Flores azuis / Toda terça / Do lado de fora

 

Tatiana Salem Levy: escritora, tradutora e doutora em estudos de literatura, Tatiana foi vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e teve suas obras traduzidas em seis idiomas.

Livros: A Chave de Casa / Dois rios

 

Daniel Galera: vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Machado de Assis de Romance – além de ter ficado duas vezes em 3º lugar no prêmio Jabuti.

Livros: Barba ensopada de sangue / Cordilheira / Mãos de cavalo / Até o dia em que o cão morreu

 

Vanessa Barbara: além de escrever para a Folha de S. Paulo, Vanessa também é colunista do The New York Times e é ganhadora do Prêmio Jabuti na categoria reportagem.

Livros: O Verão do Chibo / O livro amarelo do terminal / Endrigo, o escavador de umbigos  / Noites de alface / O louco de palestra e outras crônicas urbanas

 

Ricardo Lísias: escreveu seu primeiro romance quando ainda cursava Letras. Foi finalistas do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura.

Livros: Cobertor de estrelas / Capuz / Dos nervos / Anna O. e outras novelas / O livro dos mandarins / O céu dos suicidas / Divórcio / Concentração e outros contos

 

Entre tantas obras e tantos bons autores, você com certeza vai encontrar vários livros interessantes – seja para relaxar, seja para ampliar seu vocabulário e ajudar na preparação para o vestibular. Agora é com você! Vá atrás de mais informações sobre os títulos que lhe pareceram mais interessantes e busque-os na biblioteca mais próxima, na livraria de sua preferência, na estante de casa, e leia! Você vai se divertir ao mesmo tempo em que aprende. 😉